quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Dead Men Tell No Tales


Skelit's Revenge era o navio mais temido dos sete mares, e você acabou de derrotá-lo, mas antes de vê-lo afundar pretende pegar todos os seus tesouros, mas o Capitão Fromm e sua tripulação de esqueletos não vai permitir que essa tarefa seja tão fácil.

Em Dead Men Tell No Tales, somos piratas tentando saquear juntos o navio Skelit's Revenge, antes que ele afunde e leve todos os seus tesouros para o fundo do mar.

No setup inicial temos 4 tiles, cada um com um dadinho, essa é a entrada do navio. Cada jogador escolhe um personagem com um poder diferente, pega um item do baralho (pra te dar um outro poderzinho) e a aventura começa.

 Entrada do Skelit's Revenge e suas salas pegando fogo.

A cada rodada, o jogador da vez abre um tile e um marcador, coloca no navio e tem cinco pontos de ação para gastar entre mover-se (andando ou correndo), lutar contra o fogo, eliminar um marujo, pegar um marcador (de tesouro, espada ou rum), descansar, pegar um item ou aumentar sua força de batalha.

Mover-se pelas salas em chamas do navio tem uns efeitos bem legais, em cada tile existe um dadinho marcando de 1 a 5 se esse dadinho chegar a 6 o tile explode e fica impossível passar por ele, mas enquanto isso não acontece, passar de um tile pra outro causa fadiga no jogador, sempre marcando a diferença de temperatura de para o outro.

 Cada jogador escolhe um personagem e vai atrás dos tesouros.

A ação de combater o fogo, serve para ir diminuindo o valor do fogo, até que consigamos extingui-lo por completo, livrando aquele tile do incêndio.

Os tesouros são o motivo de estarmos nessa situação, então pegá-los não é uma tarefa muito fácil, eles são marcadores que vão surgindo junto com os tiles, só que eles entram com a face dos guardiães virada para cima, então para conseguirmos pega-los precisamos primeiro eliminar a ameaça e assim conseguir levá-lo em segurança para fora do navio.

Depois da fase de ação de cada jogador, é a vez do navio fazer sua ação, sorteamos uma carta que vai dar a informação de qual dado vai aumentar o nível de fogo e se entram mais marujos ou se a tripulação de esqueletos vai para cima dos nossos piratas.

 Conforme o navio cresce, mais difícil fica
com os tiles explodindo.

O jogo termina se conseguirmos sair com todos os tesouros (aí ganhamos), se o navio explodir, se em algum momento não conseguirmos encaixar um tile, se um tesouro que seria nosso objetivo se perder pelas explosões ou se precisarmos de um novo marujo e já não houver mais no estoque (dessas outras formas todos perdem).

Dead Men Tell No Tales é um cooperativo bem bacana, com um tema maneiro e que flui super bem durante as rodadas. Por ter regras simples e bem fáceis de assimilar é super recomendado para jogar com a turma mais nova (10+) e com novatos, que com certeza vão se divertir com o jogo.

http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: