quarta-feira, 1 de agosto de 2018

First Class


First Class é um jogo onde somos empresários do ramo das ferrovias, que rodada a rodada tentam aumentar seus lucros, melhorar seus trens e chegar mais longe com suas ferrovias.

O jogo tem como mecânica básica, seleção de cartas. Os jogadores começam com dois vagões nível zero, uma carta de passageiro (que pontua no final), e uma moeda de dinheiro.

Serão três rodadas, em cada uma delas os jogadores vão se revezando na escolha de cartas que estão dispostas em três filas com seis cartas, se alguma das fileiras tiver sido tirada cartas igual a quantidade de jogadores, ela sai fora.

 As cartas são apresentadas para os jogadores.

Na sua jogada o jogador da vez pode realizar uma ação entre três possíveis que são : pegar uma das cartas disponíveis e realizar a ação dela, fazer um upgrade de um dos seus vagões ou pegar a carta de primeiro jogador, o jogador ainda tem sempre a opção de gastar dinheiro para comprar vagões, andar com o maquinista/trem ou fazer upgrade.

As cartas são a alma do jogo, elas servem para aumentar seus trens, aumentar seu trilho, fazer com que sua composição e seu maquinista andem, garantem pontos e dinheiros imediatos, e dependendo do modulo dão outras coisas como dobrar determinado efeito ou pontuação.

 Você começa com dois vagões nível 0 e trem
no início do seu trilho.

Um detalhe muito maneiro do First Class, é que essas cartas serão compostas pelo deck X, que estará presente em TODOS os jogos, e por uma combinação de outros dois decks que são diferentes entre si e trazem sempre um feeling diferente a cada partida.

Em cada rodada, os jogadores vão pegar apenas seis cartas (o que te dá 18 ações o jogo TODO), e ao final de cada rodada existe uma pontuação que é definida pelos upgrades dos seus vagões e a posição onde estão seus maquinistas e vantagens pelo caminho percorrido pelo seu trem (a cada bússola que esteja nas cartas e o seu trem tenha passado, dispara um bônus diferente).

Durante a partida você ainda ao aumentar seus vagões, quando chega a 5 cartas na fila, coloca uma sexta carta que te garante uns bônus na hora, e ao colocar a nona carta, ganha a sua locomotiva, que se o maquinista conseguir chegar nela, te garante uns pontos bem bons.

Conforme o jogo vai avançando, os vagões vão aumentando.

No final da terceira rodada além das pontuações habituais, você ainda ganha pontos pelas cartas de passageiros, que vão te dar pontos geralmente pela quantidade de determinadas cartas que você pegou durante o jogo.

First Class é do mesmo autor do ótimo Russian Railroads (o designer Helmut Ohley), tem o mesmo feeling do Russian, mas num jogo mais enxuto, rápido e gostoso de jogar, o lance dos módulos dão uma cara nova a cada partida e torço MUITO para que o jogo pinte por alguma editora por aqui, pois é certeza de joguinho que a galera vai curtir.

Os passageiros garantes pontinhos extras
no final do jogo.

Nenhum comentário: