segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Reef


Anunciado pela Galápagos Jogos durante o Diversão Offline, Reef é um jogo abstrato onde precisamos formar padrões descritos nas cartas que também servem para comprar os corais necessários.

o jogo tem regras super simples, cada jogador começa com seu board que simula o recife que precisamos encher de corais que vem em quatro cores e que já temos um de cada como setup inicial.

Além disso, recebemos uma mão com 2 cartas, nessas cartas temos duas informações : a quantidade e o tipo de corais que podemos comprar, e um padrão para fazermos no nosso recife para pontuarmos, além disso o jogo deixa aberto três cartas no meio da mesa, além da pilha de compras.

Na nossa rodada podemos fazer uma ação entre duas possíveis, comprar uma carta da mesa e colocar na mão, ou baixar uma carta da mão e resolvê-la.

 A carta você usa para pegar os corais e fazer nos pontos.

A ação de comprar do meio da mesa é simples, as três que estão abertas são gratuitas, mas se você quiser comprar a primeira carta aberta da pilha de compras, precisa pagar um ponto do seu estoque e colocar esse ponto na carta aberta que gerar a menor pontuação entre todas.

Já ação de baixar a carta é um pouco mais complexa. A primeira coisa a ser feita é comprar a quantidade e o tipo de corais descritos na carta, e colocá-los imediatamente no seu tabuleiro.

Essa colocação é livre, você só precisa ficar atento pois o limite de corais a serem empilhados é quatro, não podendo subir além disso.

Depois você pode pontuar a carta que acabou de baixar se você tiver a configuração apresentada nela, e fazer isso você pega as fichas de pontos indicadas na carta e coloca no seu estoque pessoal.

 Conforme o jogo avança seu recife vai ficando lindo.

O jogo desenvolve dessa forma até uma das cores de coral zerar, aí a rodada atual acaba, contam-se os pontos e o jogador com a maior pontuação é o vencedor.

Reef vem na trilha do Azul e do Sagrada colocar mais um bom jogo abstrato no mercado, com isso cada vez mais acostumamos o público brasileiro a esse tipo de jogo tão gostoso.

Além disso ele é visualmente lindo, podendo ser jogado com jogadores de praticamente todas as idades, pois tem regras super simples e um apelo visual que faz com você tenha vontade de ter o joguinho na sua prateleira.

Nenhum comentário: