sexta-feira, 28 de setembro de 2018

The Towers of Arkhanos


Prestes a entrar em financiamento coletivo internacional via Kickstarter, The Towers of Arkhanos é mais uma criação dos amigos Daniel Alves e Eurico Cunha que desenvolveram o jogo e vão lançar lá fora pela Creative Game Studios e que virá para o Brasil pelas mãos da Conclave Editora.

Nesse jogo, somos as escolas de magia vão a pedido do grande mago Arkhanos às ruinas de Gil-Garoth para dominarem uma enorme quantidade de mana em estado bruto erguendo torres de poder para poder contê-las.

Cada jogador representa uma dessas escolas de magia que vai com seu mestre e alguns aprendizes, trabalhar com quatro tipos de manas (dados) e a cada rodada ir subindo uma das quatro torres para o grã-mestre Arkhanos.

 No início as torres ainda no primeiro andar.

O jogo tem 8 ou 9 rodadas (dependendo do número de jogadores) e a cada rodada são puxadas uma quantidade de dados pelo jogador inicial, esses dados são rolados e à partir desse jogador começa a fase de seleção.

O jogador escolhe um dos dados e aloca em uma das quatro torres juntamente com um dos seus meeples. Essas torres tem suas peculiaridades, a torre central aceita qualquer cor e número de dados, já as três torres que a cercam só usam dados e números específicos, mas dão bônus melhores.

Nas três torres específicas existem três espaços para colocação de dados e meeples, cada um dos espaços dá um bônus diferente, o primeiro te dá 2 pontos de prestígio, outro te dá pontos de prestígio baseado em qual andar está a torre e finalmente um espaço que te dá o direito de colocar um outro meeple em outra torre ou no livro de magias.

 Você sempre aloca um dado, e um meeple conforme as
especificações de cada andar.

Outra forma de colocar meeples no livro é alocando dados na torre central, que por aceitar qualquer cor ou número apresentado é mais fácil de colocar dados e meeples por lá.

O livro de magias serve para alterar a face dos dados que foram jogados, uma vez que você tem um meeple em determinada magia, ao devolve-lo para a sua reserva aquela magia pode ser acessada que como já falei ajudam a mudar as faces a até mesmo a cor dos dados.

Ao completar um andar de alguma das torres, esse é pontuado pela presença de meeples dos jogadores, os aprendizes contam como um e o mestre tem peso dois na hora da contagem.

 Conforme vão subindo as torres, mais pontos de prestígio
podem ser conseguidos.

Quem tiver a maioria, ganha pontos de prestígio, e um novo andar é aberto deixando as torres mais altas até que a rodada final chegue, onde as torres (mesmo não completas) são pontuadas e o jogo termina com a vitória do jogador que tiver mais pontos de prestígio.

The Towers of Arkhanos me fez lembrar do Sagrada, você escolhe dados, aloca, ganha pontos e tals, mais com uma pegada mais family, sem muitas decisões difíceis a serem tomadas, ele é um jogo de oportunidade, você vai sempre tentar ir nos lugares onde vai conseguir mais pontinhos.

Conversando com os autores, eles me disseram que o jogo tem essa pegada mais leve propositadamente, mas que durante a campanha do Kickstarter vão apresentar opções para o jogo ficar mais gamer, então é ficar de olho no que os extras da campanha irão trazer.

No mais The Towers of Arkhanos é mais um jogo gostoso de jogar, fácil de apresentar para jogadores novatos, com um apelo visual grande e que vai agradar aos jogadores mais casuais.

Nos livros de magia, vamos colocando os meeples para
conseguirmos manipular valores e até cor no dados.

Nenhum comentário: