segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Lords of Hellas


Baseado na mitologia Grega, mesclada a magia e tecnologia, em Lords of Hellas os jogadores assumem exércitos liderados por heróis míticos que lutam pela dominância de Hellas, mas que também podem ganhar matando monstros, controla territórios com magníficos monumentos ou tem cinco templos dominados.

Logo de cara, os jogadores precisam escolher a cor do seu exército, e um dos heróis disponíveis, além disso o setup inicial abre aventuras e monstros para esses heróis.

Na sua rodada o jogador tem ações regulares para realizar, entre essas ações estão mover seu herói, seus hoplitas, mandar seus prestos aos monumentos e usar artefatos.

 Territórios povoados, e muita pancada estancando.

Depois das ações básicas você tem direito a realizar uma ação especial, essas ações são bem mais fortes, dentre elas estão a compra de cartas de combate, recrutamento de novos hoplitas, construção de templos, marchar com seus exércitos, caçar monstros, ursurpar algum espaço caso você tenha o marcador de glória e a construção de um dos pedaços do monumento.

Existem três grandes monumentos erguidos à Athenas, Zeus e Hermes, eles começam no nível um e cada um deles chega até o quinto nível, e sempre que os prestos vão pedir graças a um desses deuses, o que você ganha em troca vai melhorando conforme o nível que o monumento está.

Outra parada, você não tem um momento para usar a ação de subir os monumentos, o grande lance aqui é que ao usar essa ação você vai automaticamente disponibilizar para todos os jogadores, as ação especiais já utilizadas, mas terá a vantagem de colocar prestos que podem entrar no jogo pela ação de rezar além de usar o dado que faz os monstros agirem no jogo.

Zeus quase completo e os prestos rezando
pedindo graças
.

Lords of Hellas, é um jogo de controle com exércitos, então é natural que hajam conflitos. Aqui a porrada é muito bem resolvida, você tem cartas de combate e suas unidades no território, o defensor escolhe se usa cartas, soma aos seus hoplitas, o atacante tem a mesma opção, verifica-se casualidade, caso ainda hajam figuras em conflito, nova rodada, ou então a porrada acaba. Simples assim.

Mas o combate bacana nesse jogo é resultado da caça dos heróis aos monstros, ao usar essa ação o seu herói tenta aniquilar o monstro em questão, para isso ele recebe cartas de combate iguais a sua força, e somadas as cartas que ele já tem, tenta usar os símbolos delas para ferir os símbolos equivalentes dos monstros.

Ao conseguir você pega aquela figura para você, e ao somar três monstros derrotados, o jogador que fez essa proeza ganha o jogo automaticamente.

 Numa visão geral do tabuleiro, muita miniatura bonita.

Os heróis também podem ir atrás de aventuras que vão dar efeitos legais para o jogador, mas você fica privado de ter a miniatura dele no tabuleiro, o que as vezes pode ser bastante perigoso uma vez que eles são figuras bem importantes.

Além dos monstros o jogo pode acabar quando um dos jogadores dominar duas áreas do mapa totalmente, quando um deles conseguir cinco templos em territórios sob o seu domínio ou se passar três turnos dominando um território com um dos monumentos totalmente construído.

 Mais de perto, o Minotauro tocando o terror.

Lords of Hellas, é um jogo que tem semelhanças com grandes "eventos" como o Runewars, mas usando muito menos tempo de jogo, a produção dele é digno de nota, os monumentos são lindos, todos vem com uma "pintura" (tipo brush) que dá um aspecto envelhecido muito legal (exclusivo para quem pegou a versão do KickStarter).

O aspecto negativo dele fica por conta do setup inicial e a quantidade de jogadores, acredito que jogar com 2 ou 3 jogadores ele fique fácil para algumas condições de vitória e até com mais jogadores, dependendo do lugar em que cada um comece, fica fácil para um ou outro, seria uma coisa facilmente corrigida ao ter lugares fixos de começo de jogo, mas tirando esses detalhes, um grande jogo.

Nenhum comentário: