sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Everdell


Na liderança de um grupos de bichos bonitinhos, você precisa coletar recursos, para sua cidade crescer e no final do ano ser a mais próspera em Everdell.

No jogo, cada jogador comanda um grupo de criaturas que a cada rodada precisam realizar ações indo aos locais do tabuleiro ou acionando cartas da mão.

Começamos com dois trabalhadores, uma mão de cartas e temos um tabuleiro principal com espaços fixos e quatro espaços que são sorteados a cada partida, além disso existem outros espaços que são usado mais adiante no jogo, pois são espaços de pontuação e você só vai conseguir chegar neles com o jogo já avançado.

 O mercado de cartas que você vai adquirindo ou
construindo direto, sem precisar passar pela sua mão.

Na sua jogada, você pode colocar um dos seus bichinhos em um espaço à sua escolha e realiza a ação que está descrita nela, geralmente pegando recursos e cartas ou pode gastar recursos para descer cartas da sua mão e realizar suas ações.

As cartas tem uma importância enorme no jogo, elas vão montar a sua cidade, e você as dispões na sua frente formando um grid que pode ter no máximo 15 cartas divididas em cinco tipos diferentes (viajantes, produção, destino, governança e prosperidade).

Ao colocar uma carta na sua área de jogo, você pode executar a ação dela, e muitas cartas te dão direito a construir outras gratuitamente (como no 7 Wonders por exemplo), e isso cria uma forma bacana de aproveitamento de ações.

 Além das ações fixas, temos sempre ações diferentes
sorteadas a cada partida, pra dar uma rejogabilidade enorme.

Um lance muito legal do Everdell é a questão da preparação entre as estações. No jogo temos três preparações, e cada jogador pode escolher o melhor momento para fazê-las, a única restrição é que você precisa já ter usado todas as suas peças de trabalhador antes, pois nessa preparação, você vai recolher todos os trabalhadores, receber novos e sempre tem uma ação junto, como ativar todas as cartas de produção ou comprar cartas.

O jogo se desenvolve até que você não consiga fazer mais ação nenhuma e passe, quando todos os jogadores tiverem passado contam-se os pontos baseados nas cartas da cidade, bônus conquistados, cartas de prosperidade entre outros, quem tiver mais pontos é o vencedor.

 A árvore é só firula, mas vale tirar foto.

Everdell chama a atenção primeiramente pela sua beleza, o jogo é visualmente deslumbrante, com uma arte lindíssima e a sua árvore central bacanuda (que não serve pra nada no fim das contas), mas ao esmiuçar o jogo, você tem um euro muito bem amarradinho, com mecânicas sólidas, boas tiradas estratégicas e que tem seu momentos "queima mufa" na hora de fazer as cartas combinarem.

Não se deixem levar apenas pelo rostinho bonito do jogo, ele é um daqueles jogos que surpreendem e você vai querer jogar muitas e muitas vezes.

No final, a cidade pontua e você vê o quanto conseguiu
fazer ela prosperar!

Nenhum comentário: