quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Dissecando Pélaghos e Os Incríveis Parques de Miss Liz


Nesses últimos dias recebi em casa dois jogos nacionais que saíram via Financiamento Coletivo, o Pélaghos dos amigos Thiago Mello, Roice Mello e Ney Alencar, o outro foi Os Incríveis Parques de Miss Liz do amigo Diego de Moraes.

Os dois foram resenhados enquanto protótipo aqui no blog (os links aqui para o Pélaghos e aqui para o Miss Liz) e nessa postagem vou me ater a produção e ao produto que foi entregue aos financiadores.

PÉLAGHOS

O jogo teve produção 100% nacional feita pelo pessoal da Ludens Spirit que está cada vez melhorando mais em impressão e qualidade dos punchs.

Pélaghos é um jogo com uma quantidade enorme de cartas, e todas elas estão muito bem impressas, e apesar de não ter curtido muito a arte, elas estão com uma diagramação clara e excelente leitura.

Os tiles também estão muito bons, com uma espessura boa, e também muito bem impressos, assim como os player boards que eu achei mais legais do que protótipos.

 Cartas, tokens e tiles muito bem impressos.

Como falei acima, a Ludens está cada vez melhor nos punchs boards. No Pélaghos temos marcadores pequeninos e apesar de termos que destacar vários deles, em nenhum eu tive problema de rebarba.

Para finalizar fiquei surpreso ao receber o jogo com um insert plástico, que mesmo não sendo muito desenhado para o jogo, funciona super bem para acomodar todos os componentes, acho que todos os apoiadores e futuros compradores do jogo vão ficar bastante satisfeitos com o resultado apresentado.

OS INCRÍVEIS PARQUES DE MISS LIZ

Já o Miss Liz, apesar de ter a produção 100% nacional também, teve a parte gráfica toda feita pelas competentes mãos da Copag, enquanto as peças plásticas vieram da Ludes Spirit.

Esse é um jogo com apelo gráfico muito maior, temos a arte sensacional do João "Raulex" que dá vontade de colocar num pôster, e isso foi muito bem reproduzido nos componentes, que estão muito bem impressos e com acabamento impecável.

A iconografia final, e a leitura das cartas e dos componentes está super boa, vale destacar que os player boards estão com uma espessura ótima e mesmo sendo grandões (devem ter uns 28x28) não empenaram.

 Impressão excelente valorizando a arte do jogo.

Duas coisas só valem ser observadas, os punchs da Copag eu achei que ficaram com as bordas levantadinhas, mas depois de soltos você não percebe mais isso, e nas cartas de objetivos a impressão do verso está invertida, é uma coisa que não interfere na jogabilidade mas acho que vale ser avisado.

Agora, o insert do Miss Liz, esse sim vale um comentário, ficou demais, bastante resistente, com espaço para todas os componentes, cabendo as cartas todas do jogo com sleeve, ficou realmente bem bonitão e acho que os apoiadores aqui também vão ficar muito felizes por terem ajudado ao projeto sair do papel.

Enfim, foram dois projetos de sucesso, que chegam ao apoiadores e às lojas com uma qualidade excelente, mostrando duas coisas : que dá sim, para produzir jogos no Brasil e que dá sim, para confiar nos financiamentos nacionais feitos por pessoas sérias.

Nenhum comentário: