quinta-feira, 23 de maio de 2019

TOP3 Pra Usar na Escola


Quando eu subi a resenha da Lebre e da Tartaruga outro dia, um leitor da Ludopedia disse que pretendia usá-lo na escola onde trabalha e pediu pra elencar um TOP 10 de jogos que poderiam ser usados dessa forma, não vou chegar a tanto, mas na nossa coluna TOP 3 vou deixar alguns aqui que ao longo desses anos de hobby acho que cabem bem.

Um dos primeiros jogos modernos que eu joguei, SET é um card game super inteligente onde precisamos formar grupos de três cartas onde padrões se repitam em todas ou sejam diferentes em todas em um grid de 3x4.

O grande lance dele é que além de bom observador, você precisa ser super rápido, pois quem identificar primeiro, leva o SET para si, e isso lhe garante pontos ao final da partida.

Genial pode ser chamado do dominó moderno, criado pelo mestre Reiner Knizia, no jogo precisamos baixar nossas peças e ao juntarmos símbolos iguais, os pontuamos, o grande barato do jogo é que você pontua cada um dos seis símbolos isoladamente, e no final do jogo ganha só vale a pontuação do seu pior símbolo.

Genial faz jus ao nome, é um jogo brilhante, e que chama atenção não só pelas mecânicas, mas também bela beleza.

Agora pra mim em matéria de jogos para se usar na escola, não dá para competir com a série Blokus, nele os jogadores usam peças de formatos diferentes e precisam colocá-las no tabuleiro, sem que elas esbarrem ortogonalmente em outras peças da mesma cor colocadas anteriormente.

É desafiador, inteligente e lindo, ele já é usado pelo pessoal do MindLab na escola do meu filhote e a versão 3D já foi utilizado em versão gigante aqui no Rio por professores do Oi Futuro, fazendo enorme sucesso nos dois casos.


Mas existe uma quantidade absurda de bons jogos, principalmente os abstratos, que podem ser usados de alguma forma junto aos alunos para desenvolverem várias gamas de conhecimentos, aqui no Brasil tem muita gente que trabalha com jogos didáticos de qualidade, fica até difícil citar pra não ser injusto, mas eu deixo como referência o divertido Pit Crew, que usa fórmulas matemáticas para o desenrolar do jogo, e é muito divertido.


https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: