terça-feira, 4 de junho de 2019

TOP3 : Expansões


O mundo dos tabuleiros modernos me apresentou uma forma de jogo até então desconhecida para mim, as expansões, e nesses anos eu joguei muitas delas, algumas indiferentes, outras que só existem pra consertar o jogo base, mas algumas se destacam dando ao jogo uma nova vida.

Não vou citar algumas expansões que eu adoro mas que acabaram sendo incorporadas em edições mais novas, como a do Kingsburg (lançado pela Bucaneiros), vou me atar só naquelas que são as que explodiram minha cabeça e que dão vontade de jogar sempre.

O Village (que saiu no Brasil pela extinta Fire on Board), é um jogo muito consistente e interessante, por si só já se sustenta por muitas partidas, mas as expansões Village Inn e Village Port são excelentes aquisições.

Podendo ser usadas ao mesmo tempo ou individualmente, trazem novas formas do jogo se desenvolver o que faz com que você precise repensar nas estratégias para ganhar as partidas, ambas se integram perfeitamente ao jogo base e devem ser conhecidas.

Já falei uma penca de vezes do 7 Wonders por aqui, ele é ainda hoje o meu card-game preferido e além disso tem duas das melhores expansões de todas, a Armada e a Líderes.

A Líderes (já lançada pela Galápagos Jogos) deu uma reanimada ao jogo quando foi originalmente lançada em 2011, trazendo uma fase à mais ao jogo e uma forte influência das cartas de líderes ao jogo, já a Armada saiu ano passado e mais uma vez rejuvenesce o jogo que estava perdendo terreno para a sua (ótima) versão Duel.


A Armada traz um novo tabuleiro individual com colunas de comércio, poder naval, descobertas e civilização que você vai avançando conforme constrói cartas daquela cor, uma excelente adição ao jogo e que esperamos chegue logo ao Brasil.

Guerra dos Tronos é um dos casos em que expansões foram incorporadas para melhoria de mecânicas, e a Segunda Edição (que chegou ao Brasil pela Galápagos Jogos) já estava com um jogo redondinho e que garantia horas de pura diversão (e traições).

Mas ano passado, meio de surpresa, foi anunciada a expansão Mãe dos Dragões (já disponível no Brasil) e é impressionante como ela conseguiu sacudir o jogo, dando a ele novos caminhos e colocando elementos que deixam o jogo mais disputado.


A adição da Casa Targaryen, o mapa de Esos, o Banco de Braavos e o que pra mim é a "cereja" da expansão, as casas vassalas, fizeram com que as partidas do Guerra dos Tronos se tornem eventos gigantescos e cada partida se torne mais épica que a outra, hoje não consigo pensar em outra forma de jogá-lo sem essa expansão.

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.bucaneirosjogos.com.br%2Fbuscar%3Fq%3Dteotihuacan%26utm_campaign%3DeaitemjogoTeoti%26utm_source%3Deaitemjogo%26fbclid%3DIwAR3UQWrGiiuohOzmYawjeR6Sk8xXckiYTgsjbo05fZ4m2lPmHGT2WeJ9zkk&h=AT3KeiVfXrSEJzLgt__c4CU1UeR2WWSlHrzmmr11DeXefv97E6_qKDbcv1ryXCzPRDZjJETz2cV-cZQXEhrW6rzixnw0zk3RzThQnT1q9wWGjf1nsKD-NqYo3f34MHYLPTE

Nenhum comentário: