quarta-feira, 14 de abril de 2021

Arquimedes


Em Arquimedes, um adorável jogo do mestre Reiner Knizia, os jogadores tem cartas com valores numéricos que vão de 1 a 13 e precisam se livrar delas, mas para baixá-las na mesa você vai utilizar as quatro operações básicas da matemática.

No início da partida são separadas as cartas de penalidade de acordo com o número de jogadores, depois disso são distribuídas 5 cartas para cada jogador e uma é aberta no centro da mesa.

Na sua vez você precisa tentar formar alguma operação matemática para se livrar das cartas da sua mão, isto é, se a carta da mesa é um 5 por exemplo, você coloca um sinal de soma uma carta 2 da sua mão e como resultado uma carta 7 da sua mão, se livrando assim de duas cartas.

Você precisa se livrar das cartas da mão
usando operações matemáticas.

As cartas que forem baixadas serão empilhadas e que ficou como resultado será a carta que ficará no topo da pilha de descarte para o próximo jogador.

Existe também a possibilidade de se livrar de uma carta apenas, colocando apenas o sinal de igualdade, como no exemplo acima, a carta que ficaria por cima seria o 7 que você baixaria ela da sua mão formando o 7=7.

Mas você precisa ficar ligado que o resultado nunca poderá ser negativo, então nas subtrações não podem serem usados números maiores do que está no topo da pilha de descarte.

Sempre terá uma carta no topo do descarte
para começar a sua operação.

A rodada termina de duas formas, quando um dos jogadores se livra de todas as cartas ou se a pilha de compra acaba e ninguém consegue mais realizar nenhuma operação matemática, aí os jogadores somam as cartas da mão e pegam cartas de penalidade de acordo com os valores, quem tiver o maior somatório pega a pior penalidade.

Depois de cinco rodadas os jogadores somam suas cartas de penalidade e quem tiver o menor somatório é o vencedor.

Arquimedes é um joguinho leve, bom pra utilizar com crianças e além de ilustrações lindas traz cartas falando das personalidades representadas, todas pessoas importantes de alguma forma para a matemática pelo mundo, incluindo o próprio Knizia como carta bônus e uma justa homenagem a esse grande autor.

As vezes dá pra simplificar, mas aí você só
descarta uma cartinha.
 

Nenhum comentário: