Lançado originalmente pra Apple II em 1989, a franquia de Prince of Persia começa nos levando por várias fases onde o príncipe Dastan na busca por sua amada que fora capturada, mas até então o nosso herói não tinha um nome, esse só veio anos após o jogo ser lançado devido a sua adaptação cinematográfica.
Criado pelo americano Jordan Mechner, o jogo veio na sucessão de outro grande jogo do autor, o Karateka, a grande sacada do autor veio curiosamente de uma incapacidade técnica.
destaques sempre lembrados.
Por não conseguir criar bons gráficos para o jogo ele usa um método chamado rotoscópio para capturar os movimentos do seu irmão correndo, saltando e subindo em muros para depois passar para o jogo e acaba que isso dá uma "assinatura" aos jogos do autor e a franquia.
Outro grande destaque do primeiro Prince of Persia é a sua grande dificuldade, não apenas pelas fases, mas pelo jogo propor que você chegue ao final em apenas 2 horas, o que faz com que muitas vezes você perca não pelo fim da sua barra de energia e sim pelo esgotamento de tempo.
O primeiro jogo não atingiu um sucesso imediato quando foi lançado, mas conforme foi atingindo outras plataformas como o Master System, Mega Drive, Nintendinho, SNES entre outros, ele começa a receber o devido crédito e alcanças vendas expressivas.
Mesmo com o sucesso o autor se afastou da indústria de video games após o lançamento do primeiro jogo e só voltou anos mais tarde para participar da equipe criativa que lançaria em 1993 a sequência The Shadow and the Flame lançado para PC mas também portado para Super Nintendo, Mega Drive e Machintosh.
Além desses dois lançamentos o jogo ainda viu sucesso por muitos anos com vários lançamentos para diversas plataformas, sendo o seu maior sucesso o jogo Sands of Time de 2003 que saiu para PS2, Xbox, Game Boy Advanced, Game Cube e PC e tem um remake esperado para esse ano ainda.
As senhas para todas as fases está nas tabelinhas abaixo :
2 comentários:
Muito boa essa série de retrogames, Cacá!
Fiquei louco quando joguei num PC pela primeira vez. Parecia que o "bonequinho" tinha vida! Isso devido a essa técnica de movimentação totalmente inédita para mim. Interessante que depois com as versões de consoles eu não curti tanto assim.
Muito bom relembrar Prince of Persia! Abração!
Postar um comentário