Em Arquimedes, um adorável jogo do mestre Reiner Knizia, os jogadores tem cartas com valores numéricos que vão de 1 a 13 e precisam se livrar delas, mas para baixá-las na mesa você vai utilizar as quatro operações básicas da matemática.
No início da partida são separadas as cartas de penalidade de acordo com o número de jogadores, depois disso são distribuídas 5 cartas para cada jogador e uma é aberta no centro da mesa.
Na sua vez você precisa tentar formar alguma operação matemática para se livrar das cartas da sua mão, isto é, se a carta da mesa é um 5 por exemplo, você coloca um sinal de soma uma carta 2 da sua mão e como resultado uma carta 7 da sua mão, se livrando assim de duas cartas.
usando operações matemáticas.
As cartas que forem baixadas serão empilhadas e que ficou como resultado será a carta que ficará no topo da pilha de descarte para o próximo jogador.
Existe também a possibilidade de se livrar de uma carta apenas, colocando apenas o sinal de igualdade, como no exemplo acima, a carta que ficaria por cima seria o 7 que você baixaria ela da sua mão formando o 7=7.
Mas você precisa ficar ligado que o resultado nunca poderá ser negativo, então nas subtrações não podem serem usados números maiores do que está no topo da pilha de descarte.
para começar a sua operação.
A rodada termina de duas formas, quando um dos jogadores se livra de todas as cartas ou se a pilha de compra acaba e ninguém consegue mais realizar nenhuma operação matemática, aí os jogadores somam as cartas da mão e pegam cartas de penalidade de acordo com os valores, quem tiver o maior somatório pega a pior penalidade.
Depois de cinco rodadas os jogadores somam suas cartas de penalidade e quem tiver o menor somatório é o vencedor.
Arquimedes é um joguinho leve, bom pra utilizar com crianças e além de ilustrações lindas traz cartas falando das personalidades representadas, todas pessoas importantes de alguma forma para a matemática pelo mundo, incluindo o próprio Knizia como carta bônus e uma justa homenagem a esse grande autor.
descarta uma cartinha.
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