quarta-feira, 12 de maio de 2021

O Bom do Videogame


Em O Bom do Videogame, os jogadores são crianças dos anos 90 durante a febre das locadoras de cartuchos de videogames onde conseguir o jogo do momento e zerá-lo era o máximo de status e garantia a "tirada de onda" na hora do recreio.

No início cada jogador começa com um cartucho (aquele que vem junto do console) e um pouquinho de dinheiro guardado, já na locadora temos alguns títulos disponíveis, na banca temos as revistas do momento ensinando a zerar os jogos e na vitrine da loja aqueles jogos que só comprando mesmo.

A rodada simboliza o passar da semana dessas crianças, nela os jogadores vão num grid onde pegarão fichas que servem como recursos para fechar os jogos, ao escolher uma dessas fichas você verifica a linha e a coluna e escolhe uma das ações para realizar.

Você vai até o grid de ações para
conseguir fichas.

As ações pegar fichas aleatórias, dar uma fugida na locadora pra separar um jogo, gastar um dinheiro na banca, prometer pra mamãe que vai estudar pra ganhar um trocado, prometer que vai estudar MUITO pra ganhar um cartucho da loja, dar uma estudadinha pra ganhar um trocado (e se livrar das promessas de estudo), estudar muitão (se livrando de duas promessas de estudo) e trocar fichas no grid.

A ideia das ações terem essa conotação lúdica com a infância que quem viveu os anos 90 é o mais maneiro, o lance das promessas de estudo que vão ocupando espaço que você poderia usar com fichas (você só tem 8 espaços para distribuir entre estudo e fichas) é uma sacada ótima, então você precisa ficar gastando ações para "limpar" a mão pra chegar no fim de semana com fichas suficientes.

A locadora, a banca de jornal e a vitrine
são os lugares que toda criança ama.

Outra coisa muito divertida é a folha de macetes, existem uns marcadores na locadora, banca e vitrine que você vai ganhando durante o jogo e colocando na folha, quando você fecha determinada linha ou coluna pode ganhar uns bônus, isso é bem divertido.

Cada rodada (semana) leva três turnos de ida ao grid e depois disso na ordem do turno os jogadores vão a locadora para alugar os cartuchos e jogá-los.

O lance na locadora também é muito maneira, os cartuchos estão lá a disposição e são divididos em gêneros como luta, RPG, esporte entre outros, e você ganha uma ficha extra da primeira vez que joga um dos jogos e se conseguir cumprir os requisitos dele e vai ganhar pontos no final do jogo.

Pro povo que viveu os anos 90, as
referências serão um atrativo a parte.

Depois de cinco rodadas o jogo termina, contamos os pontos pelos cartuchos zerados, pontos na folha de macetes e objetivos cumpridos, e o jogador com a maior pontuação é declarado O Bom do Videogame.

O Patrick Matheus e o André Negrão fizeram um trabalho excelente de imersão no jogo, fora o cuidado gráfico contratando um monte de artistas para fazerem as capinhas dos cartuchos com um design gráfico que remete bem as fitinhas antigas, o jogo ainda está sem previsão de lançamento, mas é legal ficarem ligados pois ele é muito maneiro e tenho certeza que vai agradar bastante, principalmente pra turma que viveu essa época.

No final você vai ganhar pontos por objetivos
e seus cartuchos zerados.

Nenhum comentário: