segunda-feira, 24 de maio de 2021

RetroGames : Alone in the Dark


Recentemente foi lançado com enorme sucesso o mais novo jogo da franquia Resident Evil, o Village mas quase 30 anos atrás era lançado Alone in the Dark para o PC, o primeiro jogo a trazer o esquema de sobrevivência em jogos de terror.

No jogo vamos ajudar ao detetive Edward Carnby, contratado por Emily Hartwood (que também pode ser um personagem jogável) a sair da misteriosa Mansão Derceto, enfrentando zumbis e outras criaturas, inicialmente usando apenas nossas mãos mas conseguindo armas no decorrer do jogo.

O primeiro jogo de sobrevivência com temática
de horror, foi um grande sucesso em 1992.

Livremente baseado nas histórias do H.P. Lovecraft (inclusive creditado no jogo), Alone in the Dark traz um tipo de horror diferente aos jogos eletrônicos, com elementos nunca antes abordados com esse visual 3D que mais tarde traria jogos como o já citado Resident Evil mas como também o grande Silent Hill.

Depois do jogo de 1992, tivemos mais duas continuações para o PC lançadas respectivamente em 1993 e 1994, contudo ele só chegou aos consoles em 2001, com Alone in the Dark : The New Nightmare, para o Playstation e Dreamcast e com mais um último título em 2008 para Playstation 2 e XBOX.

Apesar do sucesso da franquia o jogo foi perdendo espaço para os seus similares e depois de um novo título para o PC de 2015, o Alone in the Dark : Illumination (que era totalmente online) o jogo não teve mais nenhuma continuação ou especulação de continuidade na saga.

O jogo de 2001, The New Nightmare, já traz
gráficos muito melhores e muito mais sustos.

Um fato curioso que vale menção é que o detetive Edward Carnby protagoniza praticamente todos os jogos da franquia, não participando apenas do jogo de 2015 ou seu descendente Theodore "Ted" Carnby toma seu lugar nas investigações paranormais.

Mesmo depois de tantos anos, Alone in the Dark ainda é reverenciado por ter criado um gênero que acabou virando um sucesso tremendo e nos dando jogos excelentes, mas que beberam bem da fonte desse clássico do 1992.

Apesar do sucesso dos primeiros jogos, as últimas versões
não conseguiram manter o nível e o jogo deu uma sumida.
 

Nenhum comentário: