quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Brazil Imperial


Quando eu conheci o Zé Mendes e o seu protótipo do Brazil Imperial lá em 2018 eu achava que estava diante de um jogo que chamaria bastante atenção quando fosse lançado e agora com a cópia que chegou ao mercado pela Meeple BR eu tenho certeza.

Brazil Imperial é um típico jogo de civilização onde temos cenários dependendo do número de jogadores e montamos o mapa modular para a partida além disso na preparação temos dispostos os quadros com figuras históricas que servirão de bônus ao serem comprados.

Depois de preparamos o setup da mesa cada jogador vai escolher uma cor receber seu tabuleiro de ações e um monarca e suas peças de unidades militares e finalmente recebe objetivos para as três Eras do jogo.

Já da primeira vez que joguei (ainda protótipo) impressionando.

As regras são incrivelmente simples para um jogo de civilização, na sua rodada o jogador vai pegar o seu marcador e colocar em um dos arcos das 7 ações possíveis do jogo, realizada a ação caso tenha alguma unidade no mapa pode usar um movimento bônus referente ao arco escolhido e finalmente se desejar fazer um movimento.

No mapa vamos ter os palácios iniciais de cada jogador e muitos espaços a serem explorados e que receberão as construções que darão recursos aos jogadores.

Nas ações teremos como convocar unidades militares, como comprar os quadros das figuras históricas, ações de construir e reformar, como manufaturar bens para conseguir que os arcos de ações sejam ainda mais úteis além do mercado e do porto que servem para aquisição e troca de bens.

A linda versão final do jogo já durante a Era II.

O lance do jogo é a corridinha para conseguir passar das Eras para que entrem novos prédios e também para ganhar pontinhos, as Eras mudam quando o primeiro jogador conseguir fechar uma carta de objetivos e então o jogo dá uma parada, o marcador de ação muda para o da próxima Era (e o que estava sendo usado vira um bônus para os arcos de ação) e novos prédios são habilitados para entrar no jogo.

Em Brazil Imperial temos unidades militares e ocorrem conflitos entre os jogadores, mas aqui deixo um das minhas primeiras observações pessoais, eu gostaria que o jogo prestigiasse mais as ações belicosas entre os jogadores mas o que acaba acontecendo é que os combates são muito raros de acontecer e são muito pontuais, acho que se valessem pontos de vitória teríamos mais guerras na mesa.

Conforme passam as Eras, os marcadores viram bônus nas ações.

Por falar nos pontos de vitória você vai consegui-los de diversas formas dentro do jogo, convocando unidades, construindo prédios, cumprindo objetivos, coletando animais exóticos, comprando quadros e claro cumprindo os objetivos das Eras.

Quando o primeiro jogador fechar o objetivo da Era III a rodada vigente termina, contam-se os todos os pontos possíveis ganhos pelos jogadores e quem tiver a maior pontuação é o monarca vencedor.

Brazil Imperial é um jogo de civilização muito maneiro com regras simples mas partidas estratégicas e com muita observação territorial pois se você deixar o adversário crescer muito fica sem espaço para suas construções.

Senti falta de momentos mais "belicosos" entre os jogadores.

O trabalho de pesquisa foi muito bem feito e resultou num livreto separado com a história dos personagens citados no jogo trazendo figuras clássicas da nossa história como Dom Pedro II e Machado de Assis mas também alguns personagens mais desconhecidos como Dom Obá II e Chico da Matilde (o Dragão do Mar) e vale ressaltar aqui que o Zé Mendes teve a ajuda do querido amigo Eduardo Felipe do Jogada Histórica.

O jogo está tendo uma recepção muito boa pelos jogadores, mas o que não lhe impede de algumas polêmicas justamente por retratar um período histórico conturbado com mudanças de regimes e golpes, mas tudo foi feito com enorme cuidado e acho que o resultado é um jogo excelente com uma produção caprichadíssima (tanto nos componentes como nas artes) e que eu torço para ter muito sucesso pois vejo nele potencial para expansões muito interessantes.

O anexo com a histórias dos personagens é muito bacana.
 

Um comentário:

Fabiano "BALOO" Santos disse...

Um jogo lindo que breve que ver na mesa por aqui. Texto excelente.