quarta-feira, 9 de março de 2022

Dune : Imperium


Aproveitando a onda do filme Dune : Imperium é um jogo de alocação de trabalhadores e deck building onde temos uma corridinha para ver qual dos líderes do jogo vai conseguir chegar aos 10 (ou mais) pontos primeiro e vir a se tornar a casa que controla as especiarias.

Inicialmente cada jogador irá receber um líder com um poderzinho especial, um deck inicial e os elementos da cor escolhida também preparamos o deck com a área de compras de cartas e o tabuleiro principal onde vamos com os nosso agentes para resolver as ações.

No tabuleiro temos áreas distintas a serem alcançadas, os espaços mais comuns são os com os ícones verde, amarelo e azul e as quatro áreas de influência mais interessantes são acessadas de forma mais difícil mas conforme o jogo se desenvolve você consegue arrumar isso.

As cartas vão te ajudar a ir aos lugares no tabuleiro e a comprar novas cartas.

As mecânicas principais do jogo eu já falei lá em cima, são alocação de trabalhadores e deck building, então na sua vez de jogar você terá 5 cartas na mão para fazer as ações, aqui entra um diferencial bacana do Dune : Imperium.

Para acessar as áreas do tabuleiro com seus agentes você precisa das cartas escolhendo uma delas com ícone do lugar desejado, baixando-a e levando seu agente até lá para resolver a ação na hora.

Das 10 cartas iniciais 6 você já acessa as áreas mais comuns do jogo e em apenas duas você chega nas áreas de influência, por isso eu disse que elas eram mais complicadas nas primeiras rodadas.

Cada jogador controla um líder que tem poderzinho que ajuda durante a partida.

Nas áreas do tabuleiro nós vamos basicamente para conseguir água, dinheiro, especiarias, influência que conforme avançamos acabam por nos dar pontos de vitória que são escassos e também para nos prepararmos militarmente para a fase de combate.

Uma vez que você usou todos os seus agentes ou não quis usá-los as cartas restantes da sua mão serão usadas para comprar novas cartas para o seu deck, bem no estilo deck building clássico (compra, vai pro descarte e uma hora ela volta pra sua mão).

No tabuleiro centra vamos para conseguir recursos e influência.

Quando todos terminarem sua fase de compras de cartas a fase de combate é iniciada, os jogadores que tiverem tropas na área de combate estão elegíveis para concorrer aos benefícios dados pelas cartas de conflito, que inicialmente vão dar coisas legais mas que pro final dão pontos e podem definir o jogo.

A partida segue nesse fluxo de rodadas até que as cartas de conflito acabem ou que o primeiro jogador atinja os 10 pontos terminando a rodada em vigor, quem tiver com a maior pontuação vence.

Dune : Imperium pega duas mecânicas que eu adoro, surfa na popularidade do filme recém lançado e nos entrega um excelente jogo, cada pontinho é importante e mesmo o jogador mais pra trás tem sempre a possibilidade de em uma rodada perfeita colar nos jogadores mais à frente do placar.

Sei que ainda estamos no início de 2022 mas esse jogo é um forte candidato a melhor do ano.


A fase de combate é muito importante pois pode nos garantir pontinhos importantes.
 

Um comentário:

Unknown disse...

Dune: Imperium foi uma surpresa por aqui e esteve no nosso top 10 do ano passado. Vai ser sucesso quando for lançado no brasil, sem dúvidas! Excelente análise, como sempre!