segunda-feira, 21 de março de 2022

Witchstone


 
A cada 100 anos magos e bruxas do mundo todo se reúnem em uma remota região para fortalecerem as energias do campo mágico da lendária Witchstone e você foi um dos convidados a participar dessa cerimônia e está lá para mostrar o quão poderosa pode ser sua contribuição.

Em Witchstone seremos um dos magos convidados para fortalecer as energias desse campo mágico, para isso temos um tabuleiro central com uma bola de cristal que indicam caminhos onde colocaremos cristais encantados, um pentagrama onde vamos passear com nossa coruja, um armários com vários frascos de ingredientes além do espaço para os pergaminhos mágicos.

Cada jogador vai receber seus meeples, cristais e um tabuleiro individual que é o seu caldeirão mágico além de peças que serão a forma de realizar ações durante o jogo e lembram as peças de outro jogo do Knizia, o Genial, mas aqui serão usadas de uma forma um pouco diferente.

As pecinhas tipo dominó para você tentar maximizar seu turno.

Na sua rodada o jogador vai pegar uma entre cinco peças disponíveis e colocar no seu caldeirão, cada peça tem o desenho de duas ações dentre as seis do jogo e ao colocar essa peça você vai poder realizar uma vez cada uma dessas duas ações.

A grande sacada do jogo aqui é que ao colocar um ícone perto de outro igual você potencializa a ação podendo realizá-la várias vezes no mesmo turno e essa é a brincadeira do Witchstone, conseguir fazer com que seu turno renda mais do que o dos coleguinhas.

Muita coisa acontecendo no tabuleiro principal, mas tudo depende do seu caldeirão.

Como já falei existem seis ações no jogo : a ação de colocar cristais para formar um caminho, a ação de mover seu meeple por esse caminho, a ação de mover a coruja no pentagrama para receber tiles e pontos, a ação de mover pedras no seu caldeirão para enviá-la para os frascos e conseguir novas ações, a ação de mover seu marcador na varinha mágica e a ação de pegar pergaminhos que darão pontos ao final do jogo ou vantagens durante a partida.

O jogo tem exatamente 11 rodadas e ao final delas são somados pontos que você vai recebendo e guardando escondidinho além dos pergaminhos e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Witchstone é um jogo bem bonzinho com essa sacadinha de potencializar a rodada que é uma coisa que eu gosto muito quando aparece nos jogos, mais uma vez o Knizia mostra como jogos podem ser simples e bem inteligentes sem precisar de um monte de regras elaboradas.

Sabendo usar bem suas peças, você consegue combinhos bem interessantes.

Nenhum comentário: