segunda-feira, 2 de maio de 2022

Founders of Teotihuacan


Em Founders of Teotihuacan os jogadores competem tentando criar o melhor projeto de cidade, para isso vão construir edifícios e templos além é claro da mais imponentes pirâmide para ser adorada sempre sob o vigilante olhar do seu arquiteto.

Um tabuleiro com as peças "tipo tétris", peças de pirâmide e também os espaços de ação é colocado ao centro da mesa, cada jogador recebe o seu tabuleiro individual que representa a sua cidade e os marcadores de ação, também posiciona seu arquiteto em um dos quatro lados do seu tabuleiro.

Um turno do jogo é relativamente bem simples, você pode colocar discos de ação no tabuleiro central ou passar. Cada espaço de ação pode receber até 4 discos e você escolhe quantos dos seus vai alocar ali.

No tabuleiro centra temos as peças e as ações que usamos durante a partida.

Existem dois tipos básicos de ação, a de construção (parte superior do tabuleiro central) ou a de influência (parte inferior), usando mais discos na hora da alocação você potencializa a ação de construção mas isso não faz diferença na ação de influência, então você consegue ter uma programação interessante durante a partida.

Um dos grandes baratos do Founders of Teotihuacan é na hora das ações de construção, como falamos anteriormente o arquiteto é uma figura chave no jogo pois o tabuleiro dos jogadores é segmentado em 4 áreas, a cada rodada o seu arquiteto consegue "enxergar" apenas duas dessas áreas e você só vai poder agir aonde ele consegue ver.

Os recursos ficam em volta dos prédios, dando uma "atrapalhada" na hora construção.

Isso é uma sacada interessante pois te dá uma limitação ao mesmo tempo que coloca um elemento de planejamento muito bacana pois você precisa além de pensar no posicionamento dos prédios em qual momento você vai construí-lo aproveitando a localização do arquiteto.

E por que disso tudo? Bem, os prédios de produção são isso mesmo, servem para recursos, mas temos os templos e as peças das pirâmides referentes aos deuses da mesma cor deles, então uma das grandes pontuações do jogo é essa combinação de templos e pirâmides nos mesmos quadrantes e como as peças são limitadas a cada ciclo do jogo você as vezes tem que esperar seu arquiteto andar mais um pouco, mas corre o risco de perder o prédio.

Ao final de três ou quatro rodadas (dependendo da quantidade de jogadores) temos a pontuação baseada nos quadrantes e em algumas peças de oferendas que você pega durante a partida e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

No meio vamos construindo a pirâmide tentando colocar a cor do deus certo na área do templo equivalente.

Founders of Teotihuacan é um jogo de cobertor super curto, você tem poucos discos de ação e quer fazer muitas coisas mas não consegue, é um jogo muito inteligente em que aproveitar alguma deixa de outro jogador ou o momento certo de colocar uma peça pra potencializar seu turno é primordial.

Gostei muito dele que está chegando em breve em uma parceria entre a Bucaneiros Jogos e a Meeple BR e apesar da semelhança de nomes com o Teotihuacan são jogos completamente distintos e esse com certeza vai agradar aos fãs de bons euros "queima mufa".

Joguei a versão digital, mas não vejo a hora de receber o jogo "de verdade". Foto BGG.
 

Nenhum comentário: