terça-feira, 24 de maio de 2022

Western Legends


Western Legends é um jogo tipo "sandbox" onde os jogadores serão personagens que podem tanto ganhar pontos lendários por feitos honestos quanto por ações digamos nada ortodoxas, mas todos os caminhos te deixarão famoso e no final o mais famoso é o vencedor.

Com um mapão central muito bacana que mostram algumas cidades do velho oeste americano, cada jogador vai escolher seu personagem, alguns já começam com pontos de procurado ou de justiça e isso ajuda ao jogador a pensar já em um caminho a trilhar.

Em cada turno os jogadores terão três fases distintas, na primeira você vai escolher se recebe cartas e/ou dinheiro, a segunda é a fase de ações que é onde o jogo vai se desenvolver e na terceira uma fase de manutenção de final de turno.

Foras da lei e pessoas comuns se misturam tentando ganhar a vida no velho oeste.

A fase de ações é a alma do jogo, aqui você vai se mover, usar ações das cartas, entrar em conflito com outros jogadores ou bandidos do jogo e ativar as ações das localidades onde você se encontra, mas você só tem direito a fazer três ações por turno (não necessariamente diferentes entre si).

O que realmente faz do Western Legends um jogo aberto é que você realmente não tem um "caminho das pedras" para fazer suas ações, você pode ir à fazenda e escoltar gado para a estação de trem como um bom samaritano mas também pode escolher roubar o gado e levar para a fazenda concorrente.

No seu tabuleiro você vai guardando seu dinheirinho e colocando os itens que vai usar.

Vai a mina para conseguir pepitas de ouro e vendê-las no banco e se der na telha na ação seguinte assalta o banco e começa a sua vida de crimes.

Aliás, a vida de crime é recompensada a cada rodada se os outros jogadores não tomarem alguma providência contra os criminosos, já andar na linha vai te recompensar também mas nas pontuações finais do jogo, então os jogadores precisam estar sempre de olho para não deixar um adversário ir ganhando muitos pontos lendários de bobeira.

Uma coisa muito legal do jogo é usar as cartas com naipes reais (mas com alguns efeitinhos) para o deck do jogo, sendo assim a resolução de combate é via cartas mas também podemos rodar algumas mãos de pôquer no saloon do jogo.

Muito legal usar os naipes para as cartas e assim dar uma graça ao jogo.

Os jogadores definem no início da partida qual a pontuação necessária para disparar o final do jogo (definindo assim se a partida será mais rápida ou demorada) e assim que esse valor é alcançado temos mais uma rodada de ações, uma contagem de pontos e o jogador mais lendário é o vencedor.

Eu gostei muito do Western Legends, sinto falta de mais jogos de tabuleiro com essa pegada dele e do Merchants & Marauders onde você tem muitos caminhos que podem ser seguidos durante a partida e aqui o tema é muito bem implementado com ilustrações lindonas, jogaço!


Toda a produção do jogo é super caprichada, como o armazém que deixa tudo separadinho.
 

Nenhum comentário: