sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Foundations of Rome


Em Fountatios of Rome somos arquitetos a serviço do César na construção da mais bela capital para o império, para isso precisamos impressioná-lo com prédios grandiosos e úteis para o desenvolvimento do povo de Roma.

O jogo é impressionantemente lindo, vem numa caixa gigante onde temos os compartimentos de cada uma das cores dos jogadores com os prédios a serem construídos durante o jogo na minha partida usamos também os monumentos que são sorteados e entram alguns durante o jogo.

As regras do Foundations of Rome são super simples, você tem três ações possíveis no seu turno para escolher uma delas que são : pegar dinheiro, comprar lotes ou construir prédios.

Você vai ao mercado para comprar lotes para futuras construções.

Os jogadores tem prédios que vão desde um espaço até prédios que ocupam quatro espaços e para conseguir construí-los você precisa ter direito aos lotes no tabuleiro, e você só vai consegui-los comprando as cartas no mercado.

Além disso temos três tipos de prédios no modo básico do jogo : os residenciais (que ajudam no crescimento da população), os cívicos e os comerciais (que dão dinheiro).

Como comentei acima usamos a expansão dos monumentos que traz novos prédios que darão benefícios aos jogadores, eles são sorteados no início da partida e serão construídos ao decorrer dela.

Vai espalhando seus marcadores até ter certeza que consegue construir bem.

Uma coisa interessante do jogo é a "construção por cima" que você pode fazer. Como temos prédios pequenos, médios e grandes e você vai comprando os lotes ao decorrer do jogo, podemos construir prédios pequenos e mais pra frente substituí-los por maiores.

Mas aqui temos também uma coisa meio chata do jogo, você só pode construir prédios dessa forma se eles forem maiores do que prédios que já estão na capital, então se você por acaso for com muita sede e conseguir um prédio de três espaços logo no começo, só vai conseguir "passar por cima" com um prédio de quatro, fica meio restritivo.

O jogo roda em três Eras e ao final de cada uma delas temos pontuações que se baseiam na população (com os prédios residenciais), nas adjacências dos prédios cívicos e algum outro ponto que apareça (geralmente por construção dos prédios comerciais e monumentos) e ao final da terceira Era o jogo acaba e quem tiver a maior pontuação vence.

A cada final de Era os prédios pontuam.

Foundatios of Rome é o jogo mais lindo que eu já joguei, dito isso vale acrescentar que mecanicamente ele é simples demais, tem tomadas de decisões e algum planejamento, mas é meio sem controle quando chegam lotes que você precisa e pode calhar de aparecer e alguém comprar antes só de ruim.

Na caixa além do modo básico de jogo ele ainda vem com outros cinco módulos de jogo que podem dar uma apimentada nas partidas (inclusive com módulos onde é possível pegar lotes dos amiguinhos).

Numa leitura geral ele é um jogo legal que realmente impressiona visualmente mas que uma vez terminada a partida te dá a impressão de que poderiam ser tiles de cartolina que faria o jogo ser bem mais acessível ao bolso e que não faria a menor diferença ao jogo.


A produção desse jogo é uma coisa
desnecessariamente de linda.
 

Um comentário:

Alison disse...

Foundatios of Rome é o jogo mais lindo que eu já joguei, dito isso vale acrescentar que mecanicamente ele é simples demais, tem tomadas de decisões e algum planejamento, mas é meio sem controle quando chegam lotes que você precisa e pode calhar de aparecer e alguém comprar antes só de ruim.

O final desse parágrafo ficou confuso.