segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Nidavellir


Em Nidavellir você está a procura de bravos anões para o seu exército e não existem lugares melhores para essa procura do que pelas tavernas.

Esse é um jogo de leilão passado em duas eras, cada uma com uma série de turnos onde os jogadores precisam usar suas moedas para recrutar os anões para o seu exército.

Os jogadores começam com 5 moedas e existem 3 tavernas a serem visitadas em cada um dos turnos, mas mesmo que você vá com pouca sede sempre conseguirá contratar alguém pois a quantidades de anões disponíveis na taverna é sempre igual ao número de jogadores.

Você usa moedas para recrutar anões e as que sobrarem usa para pegar moedas melhores.

O grande lance do Nidavellir mora justamente nas moedas para o leilão, como disse anteriormente você começa com 5 moedas e como só temos três tavernas sempre sobram duas na sua mão, pois bem, você pode usar o somatório dessas moedas que sobraram para conseguir moedas melhores no tesouro real.

Para usar essa ação você usa a sua moeda de valor 0 em uma das três tavernas, ao final da fase de recrutamento daquela taverna você mostra as moedas que não utilizou, soma as duas e descarta a moeda maior pegando uma com o valor do somatório direto do tesouro real voltando assim a ter cinco moedas, mas dessa vez com uma mais bombada.

Essa pra mim é a grande sacada do jogo, mas não é só isso, temos 5 classes diferentes de anões para serem recrutados e cada uma delas pontua de forma diferente ao final do jogo, mas toda vez que você completa um grupo com as 5 classes pode escolher um herói para o seu grupo.

Cada bar tem cartas suficientes para todos os jogadores.

Esses heróis trazem benefícios para você durante a partida ou em pontuações de final de jogo, então é sempre bom ficar de olho tanto no que é vantajoso para sua mesa quanto o que pode atrapalhar no jogo do coleguinha.

Ao final do deck da Primeira Era os jogadores avaliam quem tem a maior quantidade de anões em todas as 5 classes, o vencedor leva um bônus bem interessante para cada uma delas e ao final do deck da Segunda Era o jogo acaba, soma-se os valores de cada grupo de anões e também das moedas que você conseguiu na partida e quem tiver o maior somatório é o vencedor.

Nidavellir é um jogo leve mas muito inteligente principalmente nessa tomada de decisões sobre em qual momento abrir mão de escolher alguém na taverna para poder usar o 0 e trocar moedas no tesouro real, além de ter momentos bem legais de "furação de olho" uma vez que a busca pelos heróis pode atrapalhar um bocado ao plano dos outros jogadores.

Quanto maior e melhor distribuído for seu grupo, maiores a chances de vencer.
 

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