segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Àiyé


Manipulando as energias do sol e da lua os jogadores serão responsáveis pelo equilíbrio da sua tribo e assim se sobressair junto às outras, essa é a ideia central de Àiyé, jogo criado pelos queridos amigos Igor Knop e André Teruya e que chega em breve pela Grok.

Inicialmente os jogadores começam com o mesmo grupo de cartas e seis sementes (três da lua e três do sol) com arrumação idêntica, depois disso é preparado o mercado de compra onde teremos dois decks com cartas de Personagens e cartas de Máscara que serão adquiridos durante a partida.

Os turnos são super simples, você escolhe uma das colunas de cartas, pega todas as sementes que estão abaixo dela e vai distribuindo em ordem pelas cartas e o lugar onde ficar a última semente você vai ativar a carta em questão, essa fase é chamada de Plantio.


Na sua tribo você começa com cartas que só te dão sementes.

Como você deve ter reparado, essa é uma mecânica "tipo mancala" que aqui é super bem aplicada a temática geral do jogo, mas o lance é que em Àiyé as sementes vão sendo gastas com a compra de cartas.

Como disse anteriormente ao depositar a última semente você vai ativar aquela coluna em questão e resolver todas os ícones das cartas que estiverem nela, os poderes dos ícones geralmente são para receber novas sementes mas também temos ícones que iniciam conflitos com as outras tribos (e bloqueiam alguma coluna do amiguinho), ícones para colocar personagens no nosso conselho, ícones para alterar posição de sementes ou de cartas, enfim bastante decisões a serem observadas.

Na Vila você tem cartas de personagens para melhorar sua tribo.

Uma vez que os ícones são resolvidos vamos a Vila para comprar novas cartas para a nossa mesa, as cartas do mercado são pagas com as suas sementes, então o jogador precisa ficar ligado para conseguir aumentar suas possibilidades no jogo sem diminuir muito suas sementes, pois sem elas você tem pouco alcance na hora da ativação.

Nas cartas da Vila temos os personagens com ícones que ajudam a melhorar a performance do seu turno, mas também temos as cartas de máscaras que são como objetivos e que serão responsáveis por pontos importantes e também servem como gatilho de final de jogo.

Uma vez que algum jogador consiga a sua quarta máscara ou um total de 18 cartas na sua área, o jogo termina e contamos os pontos de personagens, máscaras, cartas do conselho e colunas, quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

As máscaras são importantes, pois te dão um "norte" para a pontuação.

Àiyé é um jogo dinâmico daqueles que você precisa pensar bem na sua jogada para conseguir tirar o máximo de proveito dela, o lance da mancala funciona super bem e é um elemento que eu particularmente gosto muito pois se você trabalha bem com as sementes consegue se adaptar bem caso algum amiguinho bloqueie alguma coluna sua.

Fora os méritos das mecânicas o jogo ainda tá com uma arte linda e depois que joguei a partida dele no Diversão Offline desse ano fiquei ansioso com o lançamento que deve acontecer nos próximos meses.

Nenhum comentário: