Dragomino traz para a mesa a experiência de um dos jogos mais aclamados dos últimos tempos, o Kingdomino, mas de uma forma mais simples para poder apresentar para os mais novinhos.
Nessa versão do jogo temos os já famosos dominós com terrenos e os jogadores vão precisar juntar terrenos da mesma cor para conseguir ovinhos de dragão que podem estar vazios ou conter dragõezinhos que serão a forma de pontuar na partida.
Como a intenção do Dragomino é ser um jogo mais de fácil de ensinar aqui não precisamos formar a matriz 5x5 (ou 7x7) tão clássica da franquia e também não precisamos nos preocupar em não conseguir encaixar as peças, sempre que você comprar uma nova peça ela é colocada junto às anteriores.
Aqui fica a ideia de conseguirmos colocar as peças da melhor forma pois sempre que duas paisagens iguais se encontram o jogador vai receber um dos ovinhos de dragão daquela cor.
Caso você receba um dragãozinho ele vai pontuar ao final do jogo, caso encontre um ovo vazio o jogador que não teve sorte pega o dragão que simboliza o primeiro jogador para a próxima rodada como prêmio de consolação.
Uma regrinha extra que vale colocar desde a primeira partida é a do Dragão Sedento. Em algumas peças de terreno existem pequenos lagos que ao juntar com outra peça do mesmo tipo te dão a possibilidade de pegar dois ovinhos, escolher um deles e devolver o outro para a pilha.
Ao final da partida (quando todos as peças forem usadas) contamos a quantidade de dragões de cada jogador, quem ficou com o dragão de primeiro jogador ganha um ponto extra e quem tiver o maior somatório vence.
Como bem fica claro na tampa do jogo Dragomino é o Kingdomino para iniciantes, os mais novinhos mesmo, mas ainda assim traz elementos dos jogos que fizeram dessa franquia esse sucesso arrebatador nas mesas e foi merecidamente o vencedor do Kinderspiel des Jahres de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário