quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Hyperborea


Em Hyperborea seis reinos rivais lutam por controle utilizando recursos que ao serem unidos são usados para diversas ações e saber usar esses recursos da melhor forma possível vai fazer com que seu reino se sobressaia e seja o soberano.

O jogo usa como mecânica principal a "bag building" onde começamos com uma quantidade de cubos de recursos e vamos aumentando conforme o jogo se desenvolve, cada um dos jogadores escolhe um dos reinos do jogo, um mapa central é organizado e cartas de tecnologia são abertas para compra.

Os jogadores também escolhem a forma de jogo no início da partida que pode ser curta, média ou longa (definido pela quantidade de objetivos a serem alcançados) e também se a partida será com os reinos sem poderes assimétricos ou com eles (com eles fica mais divertido).


Cada reino tem seu tabuleirinho com as tecnologias básicas.

Cada jogador começa então com um tabuleiro pessoal com 6 ações (tecnologias) pré-definidas, então ao início do seu turno os jogadores usam seus cubos de recurso disponíveis nas tecnologias e realizam as ações delas.

As ações servem para conseguir novos cubos de recurso, exploração do mapa, ataque aos outros reinos, compra de novas tecnologias entre outras coisas e sempre são feitas através de combinação dos cubos que você sorteia do saquinho.

Existem casos em que você não consegue completar a ação no mesmo turno, mas você pode preparar um cubo naquela determinada ação e completá-la em turnos posteriores, mas você precisa ficar ligado pra não prender um cubo por muito tempo na esperança de aparecer um recurso que ainda vai demorar para aparecer.


As tecnologias que são adquiridas dão uma graça especial ao jogo.

O bacana do Hyperborea são as tecnologias que os jogadores vão conseguindo durante a partida, com essas novas formas de gastar seus recursos além de garantir pontos de vitória ao final do jogo, eles geralmente potencializam suas ações e trazem novas formas de conseguir recursos.

E como todo bom jogo de exploração a gente tem confronto tanto com os fantasmas (NPC's que servem para ganharmos acesso à ruínas e tokens bônus (além de pontos ao final do jogo) quanto contra os outros jogadores, mas os combates são determinísticos, sem sorte envolvida então não tem a frustração de combates definidos por dados.


No tabuleiro central os jogadores descobrem novos espaços e lutam por controle.

Essa exploração do tabuleiro também é importante para o final do jogo, pois existem um controle de área ali e quanto mais hexágonos você conseguir controlar e mais para o centro do tabuleiro você expandir, mais pontos vai conseguir ao final da partida.

O jogo segue por várias rodadas até que uma quantidade de objetivos seja alcançado por alguém, quando isso acontece existe uma última rodada e o jogo acaba, contamos os diversos pontinhos ganhos durante a partida e que tiver o maior somatório é o vencedor.

Hyperborea é um daqueles jogos que passa meio desapercebido no meio de tantos outros mas quando você senta pra jogar vira fã, lançado lá fora em 2014 acho difícil que chegue ao Brasil depois de tanto tempo de lançado (mas nunca se sabe), mas quem conseguir ter a oportunidade de sentar numa mesinha dele certeza que vai curtir.

Nenhum comentário: