Lançado originalmente em 2010 pelo extinta Treefrog Games, London é um jogo onde os jogadores precisam montar sua cidade para ajudar no renascimento da capital britânica após o grande incêndio de 1666.
Esse jogaço recebeu uma revisão em 2017 e essa semana a Meeple BR anunciou a chegada dele em terras brasileiras e por aqui vamos falar um pouco dele.
Como já dissemos, London é um jogo onde estamos reconstruindo a cidade destruída pelo grande incêndio, para isso vamos nos utilizar de cartas que vão sendo construidas e que tem ações que nos ajudam a ganhar libras e também prestígio (que são os pontos de vitória do jogo).
No turno do jogador você deve comprar uma carta para a sua mão e depois decidir entre quatro ações possíveis que são baixar uma carta da sua mão para sua cidade, comprar um bairro, rodar a sua cidade ativando assim as ações das cartas ou comprar 3 cartas para sua mão.
O lance de desenvolver a sua cidade é muito maneiro, você vai baixando as cartas a princípio uma do lado da outra, para isso você deve descartar uma carta da mesma cor da sua mão para o tabuleiro de desenvolvimento deixando assim essa carta disponível para compra pelos outros jogadores e então a carta baixado começa a fazer parte da sua cidade.
Inicialmente as cartas não vão te dar benefício algum, até o momento em que você decide rodar pela cidade e aqui que o jogo fica muito interessante.
Conforme for aumentando sua cidade, sempre que fizer ela funcionar vai ganhar mais pontos de pobreza.
Você vai ativar quantas cartas quiser (e puder) da sua cidade recebendo assim os benefícios delas, algumas cartas terão uso único e você deve virá-la para mostrar que já utilizou ela, depois de todas as cartas ativadas você vai receber tokens de pobreza pelo número de cartas da sua cidade (usadas ou não) e mais as cartas da sua mão.
Então o lance aqui é tentar otimizar a sua cidade da melhor forma, pois a pobreza no final do jogo vai te tirar muitos pontos de prestígio, por isso você pode na hora de construir cartas colocar em cima de cartas previamente construidas (usadas ou não).
A outra ação relevante é a compra dos bairros de Londres, que te dão muitos pontos de prestígio e ações contínuas que te ajudam no desenrolar do jogo.
A partida vai até que o deck de cartas acaba então são contabilizados pontos de prestígio das cartas construídas, o jogador com a menor quantidade de tokens de pobreza se safa e aquela quantidade é reduzida no pool dos amiguinhos que então perdem pontos pela pobreza que restou e quem tiver mais prestígio vence a partida.
Quando joguei a primeira vez London lá em 2010 eu fiquei maravilhado com o jogo, a primeira edição dele tem ainda o mapa de Londres, mas essa versão que chega ao Brasil conseguiu enxugar algumas coisas e deixar o jogo ainda mais fluido melhorando a experiência.
Mas que fique claro, ele é um jogo do grande Martin Wallace, quem conhece o cara sabe o quão cruel são seus jogos, então você precisa ficar atento aos pontos de pobreza ou então periga passar duas horas de jogo e terminar com zero de prestígio (acredite, acontece).
Nenhum comentário:
Postar um comentário