sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Massive Darkness 2 : Hellscape


A Escuridão Esmagadora está de volta, fissuras estão trazendo anjos caídos e criaturas demoníacas e os Portadores da Luz mais uma vez precisam se unir para combater o mal.  

Em Massive Darkness 2 seremos os Portadores da Luz e passando por vários cenários ajudaremos nossos personagens a derrotar o mal em um jogo cooperativo desenvolvido pela dupla brasileira Alex Olteanu e Marco Portugal que deram um upgrade bacana no jogo original.

Para cada partida os jogadores escolhem um dos 11 cenários disponíveis no manual, montam o setup e escolhem então os personagens que participarão dessa cruzada.


Na "ficha" do personagem você vai colocando itens para ajudá-lo.

São 6 personagens distintos (mago, paladino, berserker, ladino, patrulheiro e xamã) com cada um tendo uma forma diferente de jogabilidade e diferentes habilidades para serem usadas.

As regras básicas do Massive Darkness 2 não são complicadas, em cada rodada teremos 4 fases distintas, na primeira os heróis agem realizando ações, combatendo inimigos e interagindo com o cenário, na fase seguinte os inimigos agem tentando derrubar os heróis, na Fase 3 os heróis que puderem sobem de nível e na última fase a Escuridão avança sob o cenário.


O jogo é uma porradaria só, cada aparição de turba é um festival de miniaturas.

O lance é que é um jogo típico de "hack and slash" ou seja, vamos andar e enfrentar inimigos o tempo todo, e aqui temos 3 tipos de inimigos : as turbas que são formadas por um líder e uma quantidade de servos igual ao número de jogadores (um monte de minis a cada aparição), os monstros vagantes que são criaturas mais poderosas com miniaturas maiores e o grande chefão que basicamente é uma estátua e que como todo "boss" de jogo de vídeo game é um caso à parte e pode complicar bastante a vida dos heróis.

Os combates são um festival de rolagem de dados, você vai ver os seus dados de ataque, os dados de defesa, dados da escuridão, dados de contra ataque, pegar aquilo tudo rolar e ver quanto de dano você está dando ao adversário e quanto você está tomando.


Legal é que os inimigos vem com vários itens para pegar depois de derrotá-los.

Como disse lá no início cada personagem tem sua peculiaridade, o Patrulheiro tem um "push your luck" de flechas muito divertido, o Mago um amuleto com magias que você precisa ficar gerenciando, o Xamã conjura uns elementais bacanas e nisso o grupo precisa entender bem a situação do jogo para ninguém ser derrubado, pois uma das formas dos jogadores perderem é se uma quantidade de marcadores de Portador de Vida for usada para reviver personagens caídos.

Mas o jogo é simples e bem gostoso de jogar, ele tem essa vibe de jogo de video game em que a gente vai abrindo sala, pegando itens, subindo de nível até a hora em que achamos o grande boss, aí é quase se uma animação apagasse todos os outros cômodos do jogo e só existisse essa batalha final em que apenas um dos dois lados sairá vencedor.

Massive Darkness 2 é um dungeon crawler classicão, muito bem desenvolvido com miniaturas lindas demais e uns cenários que vão aumentando de dificuldade dando essa sensação de conhecimento progressivo do jogo, ele não é muito difícil e acho que vai funcionar bem com uma molecada que tá acostumada com jogos tipo Diablo.


Na batalha final é literalmente limpar a mesa e deixar só o tile do confronto com o boss.
 

Nenhum comentário: