segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Marceneiros


Em Marceneiros os jogadores são criaturas que vivem na floresta criando à partir da madeira lindos móveis, itens de decoração, instrumentos musicais, brinquedos entre outras coisas e para isso precisam contratar ajudantes e fazer melhorias na sua marcenaria para atender da melhor forma os clientes.

O jogo conta com um grande rondel central de ações, um tabuleiro de receita e reputação, o mercado onde ficam disponíveis ajudantes e novos contratos, além da trilha de pontuação.

Cada jogador receberá um tabuleiro de marcenaria que já conta com os primeiros recursos de madeira (dados), um ajudante inicial, uma serra, uma peça de emenda e um vasinho, além disso vamos receber alguns mirtilos (que são o dinheiro do jogo) e um primeiro contrato.


O rondel de ações do Marceneiros é brilhante!

Marceneiros tem exatamente 13 rodadas e se você não fizer nada à respeito você terá exatamente 13 ações para realizar durante a partida, isso é bem apertado mas vocês vão ver que as coisas fluem de forma que dá pra fazer tudo o que você quer com algum planejamento.

No seu turno o jogador da vez vai escolher no rondel uma das 7 ações disponíveis no jogo, então pega o tile dessa ação e move para um dos próximos 3 quadrantes do rondel.

O rondel do Marceneiros é uma daquelas sacadas que autores fora da caixinha conseguem bolar, aqui são 4 quadrantes e ao avançar com uma peça o arco de serra do rondel anda também só que se o próximo jogador avançar com a mesma ação mais uma vez e o arco de serra der mais uma avançada, outras ações começam a receber bônus e começam a ficar mais apetitosas.


No mercado você pode pegar novas encomendas e contratar ajudantes.

As ações são para comprar madeira (dados), vender madeira e comprar uma madeira boazona (valendo 6), comprar materiais como cola, serragem e serrinha, pegar novas encomendas, contratar um ajudante, produzir/plantar e a última ação a de melhoria da sua marcenaria.

A grande parada aqui é você conseguir otimizar suas ações escolhidas com as ações livres que vão te ajudar na resolução das coisas, como serrar/emendar/colar as madeiras, colher alguma árvore que você tenha plantado, usar habilidades de algum ajudante e a mais importante que são as de completar as encomendas.

Como disse anteriormente, você tem basicamente 13 ações durante o jogo todo, mas existem as lanternas que são um recurso para dar uma quebrada nas regras de ações.


Os dados são a madeira necessária para atender as encomendas.

Você pode usar uma delas para fazer uma ação e mover um tile diferente (recebendo algum bônus) e pode usar três lanternas para ganhar uma ação extra (que é importante pra caramba num jogo tão apertado), então não deixe de prestar atenção nelas.

Vale aqui uma pausa para mais umas sacadas brilhantes do Vladmir Suchý (de quem eu sou fã), os dados são a madeira do jogo e podem ser cortados e colados, para que isso aconteça você usa uma serra e um dado de 5 por exemplo viram dois dados, um de 4 e um de 1 ou um 3 e um 2 e da mesma forma você pode usar a seiva da árvore para "colar" dois dados do seu estoque para transformá-lo em um dado único de maior valor para atender alguma demanda das encomendas.

Mas o que te faz ter a sensação de urgência no jogo são as 4 fases de receita que acontecem entre alguma rodadas, aqui é quando você pode reativar suas serras, ajudantes e ferramentas de colagem e também coloca novas encomendas da mão na sua trilha de encomendas.


Você usa a serra pra transformar seu dado de 6 em dois de 3 (por exemplo).

A sacada é que conforme essas fases vão chegando, suas encomendas que não foram ainda atendidas vão caindo no ranking e você pode perder pontos de reputação, que no final vão ser um multiplicador pelas encomendas atendidas e é aqui que você precisa ficar muito ligado pra sempre conseguir pontos de reputação, nunca perdê-los.

Ao final da 13ª rodada e depois da quarta e última fase de receita pontos são dados pelas encomendas atendidas e recursos que sobraram e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Marceneiros é dessa nova escola de euros com ações super limitadas em que erros de planejamento podem muito bem significar uma boa vitória ou virar a chacota da mesa, mas é um jogo brilhante que com certeza vai ver mais mesa e entra na disputa de melhor do ano.

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