quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Sequence


É impressionante como num hobby onde mais de 1000 jogos são lançados por ano a gente ainda consiga se surpreender por um jogo simples, que usam dois baralhos normais e que foi lançado originalmente em 1982, pois esse é o caso do Sequence.

Basicamente o que temos aqui é um tabuleiro onde estão representadas as cartas de dois baralhos normais, do Ás ao Rei, não apresentando apenas os Valetes nos quatro naipes clássicos do jogo, o que os jogadores precisam jogando individualmente ou em duplas é baixar cartas da mão colocando fichas nesse tabuleiro para fechar 5 em sequência.


Velhas conhecidas, você usa baralho normal pra jogar Sequence.

Então as regras são as seguintes, uma vez definido os jogadores são distribuídas uma quantidade de cartas aos jogadores que vão se alternando na ação de baixar uma carta, achar o correspondente dela no tabuleiro e colocar uma ficha da sua cor na representação dela.

Os quatro cantos do tabuleiro são como coringas, já contam como uma "ficha" para qualquer jogador, mas o que dá um molho todo especial ao Sequence é que os Valetes tem poderzinho especial para usar.

Você pode nunca ter reparado nisso (como eu) mas existem dois desenhos diferentes de Valetes : os que exibem dois olhos ao serem baixados servem como coringas, você pode colocar a ficha em qualquer lugar no tabuleiro e já os que exibem um olhinho só você usa para retirar fichas que já estejam no tabuleiro.


Você precisa ir colocando fichas até conseguir 5 em sequência.

Assim que uma (ou duas dependendo da quantidade de jogadores) sequência de 5 fichas da mesma cor é fechada o jogo acaba e aquela cor é a vencedora.

Eu já tinha visto esse jogo nas lojas e confesso que tinha torcido o nariz, jogamos durante o Diversão Offline e desde então já foram mais de 10 partidas, fiz questão de comprar uma cópia dele pra mim e apresento pra todos sempre que posso pois por ter elementos que qualquer pessoas conhece ele acaba sendo muito agregador (apesar das furadas de olho durante a partida).


Aposto que você nunca reparou que tem Valetes de um e dois olhinhos.
 

Um comentário:

Petrus Heligan disse...

O problema desse jogo é que as cartas são feitas de um material ruim , além deles preferirem usar adesivo pra manter a caixa fechada, ao invés do comum plástico envolta do jogo; a caixa também achei desnecesariamente grande pro que vem. Ainda não joguei para falar do jogo em si.