segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Stranger Things : Mundo Invertido



Em Stranger Things : Mundo Invertido vamos acompanhar os eventos das duas primeiras temporadas da série de enorme sucesso da Netflix, aqui seremos personagens do grupo de garotos que encontra um menina com poderes especiais e que precisam juntos salvar o seu amigo Will.

O jogo tem um tabuleiro de dois lados representando as duas primeiras temporadas da série e que dão uma modificada na forma de jogar em cada um dos lados, cada jogador vai receber um tabuleiro pessoal com o personagem escolhido e as primeiras cartas de ação.

Cada temporada tem seu próprio deck de aliados e cartas de cenas, que são eventos geralmente ruins para os jogadores e que podem dar uma prejudicada das boas durante as rodadas.


Você usa combinação de cartas para conseguir realizar as ações tentando igualar ou superar os valores.

Durante a partida os jogadores vão se revezando realizando ações para juntos tentarmos cumprir o objetivo da temporada que estivermos jogando, as ações são bem tranquilas, na sua vez você inicialmente pode se mover, depois se estiver num local sem inimigos ativa a ação do local e repõe a mão para cinco cartas de ação.

Toda a força que você usa no jogo para aumentar seu movimento, enfrentar desafios, lutar, salvar o Will e outras coisas vem das cartas de ação, só que elas também servem como contador para o fim do jogo pois temos 3 atos para fechar o objetivo da temporada mas a cada vez que embaralharmos o deck de ações avançamos na trilha de atos.


Na primeira temporada você precisa ficar ligado no Demogorgon e nas patrulhas.

Esse procedimento é ruim de duas maneiras, a primeira como já disse pois vai aproximando ao fim do jogo e na segunda pois a cada final de turno precisamos abrir cartas de cena, que geralmente são ruins, e conforme os atos vão avançando mais cartas são abertas.

Como se não bastasse essa preocupação ainda temos os inimigos para lutar, na primeira temporada o Demogorgon e as patrulhas e na segunda temporada os democães e as vinhas que precisam se destruídas.

As soluções de design do jogo para resolução de combates usando as fichas com valores e as cartas foram bem executadas, boas soluções de jogo que apesar da aleatoriedade são mais contornáveis com ações do jogo do que só rolagem de dados.


Já a segunda temporada traz os democães mas também os personagens queridos como aliados.

Mas você deve estar se perguntando sobre a Onze né? Pois bem, pra mim esse é o "calcanhar de aquiles" do jogo, a miniatura dela serve somente para a marcação dos atos e os poderes dela podem ser usados pelos jogadores durante a partida, mas você tem um personagem maneiro e usa dessa forma esquisita achei uma solução ruim.

Até tem uma ficha oficial em PDF para usar a personagem como jogável substituindo um dos outros, mas ainda assim achei bem ruim a forma de usar a Onze no jogo.

Mas no geral Strange Things : Mundo Invertido é um jogo divertido principalmente para quem curtiu a série, todos os elementos das duas temporadas estão lá assim como personagens principais e coadjuvantes e ele funciona direitinho para jogadores de qualquer idade e experiência em jogos.


Por mais incrível que pareça a única coisa que eu achei mal resolvida foi a Onze.
 

Nenhum comentário: