quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Fliptown


Em Fliptown você é um cidadão do Velho Oeste tentando descobrir a melhor forma de levar sua vida, será minerando ouro? Sendo um fora da lei? Seja qual for a sua escolha a sempre a oportunidade de uma mãozinha de pôquer para aumentar seus recursos.

O jogo tem como mecânica principal virar as cartas do baralho para então marcarmos os espaços do tabuleiro e ganharmos certos benefícios através dessas marcações, cada jogador tem seu tabuleirinho pessoal e as cartas sorteadas são comuns a todos.

No início de cada rodada é tirado uma carta que vai definir a força do xerife, depois serão realizadas 5 turnos onde são sorteadas 3 cartas por turno para marcarmos, depois disso é resolvida a mão de pôquer e uma nova rodada se inicia.


Você abre três cartas, usa duas para o turno e uma vai pra mão de pôquer.

O lance principal do jogo está na combinação de cartas, das três sorteadas no turno você escolhe uma para ser o valor a ser utilizado, outra para ser o naipe e a terceira vai para sua mão de pôquer.

Cada naipe tem uma área no tabuleiro para ser percorrida, em copas () os jogadores percorrem uma trilha que lhes darão um monte de coisas boas, mas você só vai pra frente então fique ligado de pular alguma coisa e não poder voltar.

Espadas (♠) é Terraruim, um território onde os jogadores ficarão tentados a ir para pequenos (ou grandes) furtos que rendem bons lucros, mas fazem com que você ganhe notoriedade como criminoso e fique sob os olhares do xerife.


Única forma de interação, a corridinha pras recompensas é bacana.

Ouros () como deveria ser é o lugar onde vamos minerar, aqui você tem uma estrutura de pirâmide que quanto mais profundo for na mina, melhores serão os ganhos e finalmente paus (♣) representa a cidade com seus prédios que dão coisas boas aos jogadores (inclusive ajudando a limpar a barra com o xerife).

Caso você não consiga ou não queira usar as combinações você pode sempre fazer uma visita ao cemitério, inicialmente pode te dar alguma fama ruim, mas depois que você fica parceiro do coveiro as coisas melhoram e lá você pode conseguir umas coisinhas legais também.


Aquela cartinha de personagem pra dar uma variada.

Ao terminarem os turnos você tem a oportunidade de subornar o xerife caso você esteja muito sujo na preça, então a carta de xerife é aberta e você pode perder algumas coisas nesse processo e finalmente verificamos a mão de pôquer para uns pontinhos à mais.

Ao final de três rodadas o jogo termina em quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Fliptown é muito gostosinho de jogar, gostei muito dos combinhos que podem ser feitos, mas ele cai no mesmo problema de quase todos os "something and write" é um jogo solo que dá pra muitas pessoas, você praticamente não tem interação, tanto que a versão contra o Cowbot acaba sendo mais interessante do que contra um adversário "de verdade".


Muitos lugares pra visitar e pontinhos para serem ganhos.

Nenhum comentário: