sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Delta


Em Delta os jogadores serão mestres em meca-biologia explorando ilhas, criando novas invenções, estudando os mec-animais e registrando isso tudo para que as próximas gerações possam desfrutar desse vasto conhecimento.

Temos então para isso um grande (e lindo) tabuleiro central dividido em três áreas distintas, a Oficina onde serão criadas invenções inovadores e conseguiremos mais membros para o nosso grupo de pesquisas, o Mapa do Delta onde iremos explorar ilhas e também catalogaremos os mec-animais e finalmente a Biblioteca de Pesquisa onde publicaremos os artigos científicos e também pegaremos cartas de missão.

O jogo é baseado em gerenciamento de cartas que são membros da sua equipe de cientistas e inicialmente todos os jogadores tem o mesmo grupo, mas com o desenvolver do jogo isso vai mudando.


Você irá colocar seus pesquisadores para realizar ações nos 3 espaços do tabuleiro.

Cada partida de Delta tem exatamente 6 rodadas divididas em 4 fases cada, a fase de preparação é basicamente burocracia de rodada, na fase de ações é que o jogo acontece, depois temos a fase de resolução e fechando com a fase de manutenção.

Na fase de ações os jogadores vão se revezar colocando um pesquisador em cada uma das três áreas de atuação do jogo e realizando ação correspondente daquela área.

Na Oficina você vai colocar uma carta para conseguir criar uma invenção que vai te dar um boost nas ações posteriores ou te ajudam no set-collection de mec-animais no final do jogo, no Mapa do Delta você avança pelas ilhas conseguindo pontos e cristais e fichas de libélula que dão uns extras legais e na biblioteca você pode avançar seu conhecimento na pesquisa dos mec-animais, pode estudá-los baixando cartas previamente comprada e que vão dar pontos e benefícios e como ação especial pode publicar um artigo científico que vão virar pontos no fim do jogo.


Cada uma das áreas vai te dar benefícios diferentes e no final uma cartinha nova.

Depois na resolução vamos ver as cartas que foram colocadas em cada área, ver as iniciativas (que são estrelinhas das cartas) e então os jogadores vão pegar cartas novas que serão mais pesquisadores, mec-animais e cartas de missão.

Na fase de manutenção temos uma parada bacana que quem já jogou Mombasa/Skymines vai reconhecer logo, você escolhe um dos três grupos de cartas pra devolver pra mão e então desce as cartas usadas para novas pilhas, isso dá uma forma interessante de pensar como usar seus cientistas e como ir juntando-os de forma a depois devolver uma pilha boa.


Conforme passam as rodadas você vai pegar cientistas que já foram usados de volta pra sua mão.

Ao final das 6 rodadas temos uma pontuação final com pontuações vindas do tabuleiro, cartas e recursos e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Delta é um jogo bem maneiro, gosto muito desse lance de decisão das cartas e como elas podem ser úteis de formas diferentes dependendo de onde (e quando) elas são colocadas no tabuleiro, a produção também está muito boa mas vale aqui dizer que alguns marcadores parece sobre de punch (podiam ser melhorzinhos).

2 comentários:

Rafael Paz disse...

Olá. Parabéns pelo blog! Muito bom mesmo!
Como faço para receber novas postagens por email?
Grato.

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Fala Rafael... Cara, por e-mail acho que não tem muito, mas você pode nos seguir no insta e no Face... aí fica fácil de ver as atualizações...