terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Cat in the Box


Cat in the Box
é um jogo de vaza com uma pegada diferente, onde as cartas que você tem na mão só terão números os "naipes" você que decide qual usar, mas tem que tomar bastante cuidado pois se você precisar baixar e não tiver como um paradoxo pode ser criado e você vai perder pontos com isso.

Cada jogador recebe inicialmente marcadores da sua cor e um tabuleirinho onde temos a marcação de 4 cores e também a quantidade de vazas que você vai apostar na sua rodada, além disso no meio da mesa fica um tabuleiro com a numeração dos naipes correspondente ao número de jogadores.

O baralho do Cat in the Box terá sempre 5 cartas de cada número, os jogadores recebem então uma quantidade de cartas e secretamente descartam uma para a rodada, com as cartas da mão pensam em quantas vazas podem ganhar e marcam no tabuleirinho, então as vazas começam.


As cartas na sua mão não tem cor definida.

A mecânica da vaza é que é o grande charme do jogo. Quem puxa a vaza baixa uma carta e escolhe a cor que ela vai ser colocando o seu marcador no tabuleiro central, isso quer dizer que se eu baixo um 2 amarelo essa carta específica não pode ser mais baixada, se você tiver outros números 2 na mão vai precisar escolher usá-los com outras cores.

Então aí começam as decisões legais, pois você pode dizer que não tem aquela cor que foi baixada tirando ela do seu tabuleirinho, isso é uma decisão arriscada pois ao abrir mão de determinada cor você não pode mais voltar a ela naquela rodada e o paradoxo vai se aproximando pra você.

Finalizando as sacadinhas boas, o jogo usa a cor vermelha como "super trunfo". Ela será a cor que vai sempre ganhar a vaza do turno, mas ela entra inicialmente na ação de "não tenho a cor" e a partir disso é uma cor que pode inclusive iniciar a vaza.


No seu tabuleirinho você decide quantas vazas acha que vai ganhar.

A partida vai avançando até que os jogadores fiquem com apenas uma das cartas na mão terminando assim a rodada de forma tranquila ou até que alguém crie um paradoxo, que como eu falei é quando você precisa baixar alguma carta da sua mão e não consegue atender nenhum dos requisitos.

A pontuação é ganha pelas vazas que você conseguiu levar, bônus se você acertou a aposta das vazas que iria conquistar e no caso do paradoxo você perde pontos pelas vazas que lhe dariam pontos.

Cat in the Box é um jogo surpreendente, mecanicamente ele é brilhante com esse lance das cartas "sem cor" que você vai definindo conforme a partida anda, então se você é fã desse tipo de jogo é uma compra obrigatória pra sua coleção.


Conforme a rodada avança as cartas vão começando a ocupar espaço e o paradoxo pode ocorrer.
 

Nenhum comentário: