terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Terracotta Army


Em Terracotta Army os jogadores serão artesãos que tentarão impressionar ao Imperador da China, Qin Shi Huang, com as suas maravilhosas estátuas de guerreiros e para isso usarão aprendizes e mestres artistas para ajudar nessa empreitada.

O jogo tem um tabuleiro central com um rondel de ações e o espaço do mausoléu onde serão erguidas as estátuas dos guerreiros de Xian, cada jogador recebe um grupo de aprendizes, bases para os guerreiros e também quatro marcadores com os tipos de armas dos guerreiros e temos também um lugar onde ficam os guerreiros a serem construidos.

A partida vai se desenvolver durante cinco rodadas, em cada uma delas os jogadores vão se revezar mandando seus aprendizes (e posteriormente seus mestres) para o rondel de ações.


No rondel de ações, aprendizes e artesãos vão conseguir recursos para construção dos guerreiros.

O rondel tem três segmentos e ao colocar seu aprendiz em um dos espaços você vai realizar as ações à partir do segmento mais interno indo até o final, nessas ações você vai conseguir os recursos para a construção dos guerreiros, fazer upgrade no seu aprendiz, conseguir ações melhores e etc.

Como era esperado do jogo a grande brincadeirinha aqui é na hora de construir os guerreiros, o espaço do mausoléu começa vazio, temos 4 tipos de guerreiros básico e outros 4 tipos de guerreiros especiais, ao construir os guerreiros básicos você gasta a quantidade de argila indicada, coloca uma base indicando a sua cor e escolhe um espaço para colocá-lo.

O lance é que a cada final de rodada dois inspetores vão avaliar uma determinada coluna e linha do mausoléu para fazer uma pontuação por dominância e presença, além dessa pontuação temos também tiles que darão pontos ao final da rodada também baseados nos guerreiros.


O display dos guerreiros é uma grande sacada tanto pro jogo como pra organizar.

Outra sacadinha divertida é a questão da argila que vai secar de uma rodada pra outra fazendo que você acabe precisando gastar uma ação para molhá-la (só assim você consegue construir os guerreiros).

Ao final das 5 rodadas o jogo termina e vem a única parada que me deu uma incomodada no jogo, que é a pontuação final que é baseada em agrupamentos de guerreiros mas é feita de uma forma bem burocrática mas que talvez com algumas partidas torne-se mais tranquila de fazer.

Terracotta Army é um jogo bacana, ele flui bem a brincadeira da argila é legal e tirando a parte burocrática da pontuação final ele foi um jogo que agradou a todos e o mausoléu ao final da partida fica muito legal com os guerreiros construídos.


Ao final da partida o mausoléu fica cheio, mas para a pontuação rola uma burocracia.
 

Nenhum comentário: