sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Dragon Cantina



Em Dragon Cantina os jogadores serão donos de tabernas numa concorrida cidade e que para chamar atenção da clientela precisa ter um atendimento de primeira para que o público não fique de cara emburrada reclamando no PROCON MEDIEVAL.

Inicialmente cada jogador recebe seu tabuleiro pessoal onde vamos marcar os ingredientes que vamos ganhando para a confecção dos pratos além do espaço para funcionários (novos ou promovidos) e melhorias do nosso restaurante.

Também recebemos as três mesas da nossa taberna já com clientes famintos que precisam ser atendidos para não fazerem escândalo por aí.


No mercado temos as melhorias, funcionários e dados a serem escolhidos.

Abrimos então no tabuleiro central o "menu degustação" do Banquete do Dragão, que é uma ocasião especial que acontece nos turnos 3, 5 e 7 do jogo além das cartas de funcionários, melhorias e dados que serão escolhidos pelos jogadores.

As rodadas tem duas fases distintas, na primeira os jogadores se revezam para escolherem entre dados e cartas (sejam funcionários e/ou melhorias) para o seu restaurante, uma vez passada essa fase todos simultaneamente vão resolver a fase de ações.

Aqui vamos alocar os dados que conseguirmos para estocar recursos e também para colocar nos clientes e pagando os recursos que eles pedem atendermos seu pedido para que ele saia satisfeito e você ganhe dinheiro e possivelmente pontinhos de vitória.


Alocamos os dados para gastar recursos e atender aos clientes (antes que fiquem bravos).

Dragon Cantina é uma nova implementação do Space Cantina criação dos amigos Warny Marçano e Fel Barros que aqui teve ajuda do Jordy Adan e do Renato Simões para dar uma modernizada no jogo trazendo um novo tipo de público que não curte jogos cruéis então você consegue tranquilamente (mais do que eu gostaria na real) fazer as ações necessárias.

Comparativamente no Space tudo era muito custoso e as vezes você tinha que fazer muitos malabarismos para conseguir as coisas, já no Dragon tudo é muito fluido então você consegue em toda rodada atender alguém, estocar recursos e com a ajuda das melhorias e dos promovidos a cada rodada as coisas vão ficando mais tranquilas ainda.

Ao final das 7 rodadas somamos os pontos recebidos durante a partida com a quantidade de clientes atendidos e dinheiro que sobrou e diminuímos os pontinhos dos clientes insatisfeitos e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.


Nas fases 3, 5 e 7 acontece o Banquete do Dragão, boa oportunidade de pontuar bem.

É muito difícil pra mim não comparar as duas experiência, até porque eu joguei muitas vezes o Space Cantina até a versão final.

Eu sou muito fã do Space e apesar de entender que o Dragon Cantina está mirando num público que curte jogos mais friendly (até mesmo pela produção e artes escolhidas) fica uma sensação "acridoce" pois fico feliz de vê-lo de novo nas lojas mas gostaria de uma modernizada sem perder muito da pegada do original.

Conversando com o Warny ele me disse que pode ser que saia uma versão de regras "hardcore" para jogadores que como eu preferem uma experiência assim, mas que no geral o feedback desse nova versão tem sido super positiva, tanto que a campanha já está financiada indo pra corrida dos extras e você pode garantir sua cópia aqui nesse link


"Servimos bem para servir sempre". A arte ficou mais caricata. 

Um comentário:

Carlos Aramis disse...

Se tivesse lido a sua publicação antes teria apoiado, achei pouco divulgado e uma galera falando que o space é muito melhor, pode até ser, mas pela sua publicação, o cantina tem o seu valor. Me arrependi agora. Um cordial abraço.