sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Fila Filo - Formigas na Teia


Vencedor do Kinderspiel des Jahres (jogo infantil do ano) de 2015, o Fila Filo (ou Spinderella) foi é um jogo infantil, que consegue agradar também aos pais e vamos falar um pouco sobre ele aqui no blog.

Fila Filo já impressiona ainda na montagem do jogo, ele é composto de dois tabuleiros, um acima do outro, onde o tabuleiro superior ficam duas aranhas (o Parker e o Peter) que ao se moverem acionam uma roldana e são responsáveis pela movimentação da Filomena, a aranha que fica pendurada tentando pegar as formigas.

Essas formiguinhas somos "nozes", que tem por objetivo atravessar o tabuleiro inferior, tentando não ser capturada pela Filomena.

Dois andares de tabuleiro, onde as aranhas
tentam pegar as formiguinhas.

Na vez de cada jogador, são rolados três dados, dois numerados e um para definir quem se movimenta na rodada, as formigas, as aranhas ou um cepo de árvore que serve para proteção das formiguinhas.

As faces da formiga e da aranha são tranquilas, você move a quantidade de casas expostas no dado referente a criaturinha sorteada, já a face do cepo te faz pensar mais, pois você move o cepo e depois escolhe se move a aranha ou a formiga, e esse é o grande lance do jogo.

Ao mover as aranhas no tabuleiro de cima,
a Filomena consegue chegar às formigas.

Ao mover o cepo, ele cobre as formigas da casa onde ele parou, protegendo-as da Filomena, mas o grade problema é que ao fazer isso, as formigas que estão debaixo do cepo não podem se mover, só ao serem liberadas, então você precisa pensar bem se vale a pena se proteger, ou travar uma formiga adversária.

Outra coisa bem bacana do Fila Filo, é que as formigas podem ficar empilhadas, caso parem no mesmo espaço.

Ao ficarem empilhadas, sempre que o jogador mais abaixo for se mover, leva todas as outras formigas que estão acima dela pelos espaços, isso é bom, mas o grande problema, é que quanto mais alto a pilha estiver, mais chances da Filomena capturar a do topo.

 O caminho das formiguinhas é longo,
e a Filó está sempre a espreita.

Quando o primeiro jogador conseguir salvar as suas três formigas, ele vence a partida.

Fila Filo é um jogo inteligente, visualmente lindo, fácil de jogar com a mulecada à partir dos quatro/cinco anos, e apesar da aparência, não é um jogo bobo, tem algumas decisões a serem tomadas e com certeza é uma boa pedida para quem curte jogos em família.

Nenhum comentário: