segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Grasse


Em Grasse, os jogadores são produtores de perfumes finos atrás das melhores fragrâncias para agradar ao público da moda, lançar aromas de vanguarda e ser capaz de apresentar os cheiros mais exóticos.

No lindo tabuleiro central temos um mercado onde a cada rodada podemos comprar essências e as localidades que dão ações especiais.

O jogo tem 4 turnos, nesses turnos os jogadores tem 4 rodadas de ações. No início de cada turno uma nova localidade é aberta, são definidas as cores do perfume da moda e o de vanguarda (que vão render mais pontos ou dinheiro) e à partir do jogador inicial, começam as rodadas de ação.

 O tabuleiro tá lindão, com seus espaços e o mercado.

Cada jogador primeiramente vai a uma das localidades, elas vão te dar dinheiro, cartas de técnica ou contratos (que ajudam na confecção e venda dos perfumes), mexem na trilha do mercado, entre outras ações, uma vez que você resolve uma ação, você deve mexer com o seu peão, uma ou duas casas na trilha do mercado.

No setup inicial, cada jogador coloca três fichas da sua cor na trilha de mercado, as que não tiverem cor de nenhum jogador, recebem uma ficha cinza, então na vez de mover o peão, caso você caia na casa da sua cor, pega até dois componentes para os perfumes, na casa neutra pega um e na casa da cor de algum adversário pode pegar um componente pagando uma moeda para o dono do espaço.

A área pessoal com seus marcadores e o
biombo pra esconder os componentes.

Pra mim a trilha do mercado é o grande diferencial do Grasse. A movimentação obrigatória, aliada a algumas ações de determinadas localidades (que mudam componentes ou fichas de lugar), dão um nível de estratégia bastante interessante ao jogo e fazem com que ele passe de mais um woker-placement, para um jogo bom de ser estudado.

O jogo vai avançando até que ao final do quarto turno ele termina, aí analisamos quatro pontuações distintas : quem produziu mais, quem fez mais perfumes diferentes, quem vendeu mais e quem produziu o mesmo perfume mais vezes, quem tiver a melhor pontuação é o grande mestre perfumista.

 As cartas de contrato e técnica além do perfume da moda
e o perfume de vanguarda da rodada.

A galera que gera conteúdo tem recebido o protótipo bonitão do Grasse, que além de surpreender pela qualidade, surpreende também pelo jogo, que é muito consistente, gostoso de jogar, colocando ele ali na casa dos euros médios.

A Bianca Melyna e o Moisés Pacheco (autores do divertido Overdrive), assinam esse jogo que vai para financiamento coletivo em breve e merece muito que seja um sucesso.

Nenhum comentário: