segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Semana das Crianças - Episódio 1


Dia 12 de outubro celebra-se o Dia das Crianças, e nesse nosso querido hobby dos tabuleiros muitas vezes já nos olharam torto pelas mesas com a indagação "mas isso não é jogo de criança??", pois bem, muitas vezes não, mas existem sim uma gama gigantesca de bons jogos para os pequenos.

Aqueles, que como eu, ainda tem filhos ou sobrinhos para jogarem juntos, acabam conhecendo, comprando e curtindo jogos feitos para eles e que nos deixam cativados por mecânicas inteligentes, coisas que trazem o lúdico para a vida deles e nos divertem por tabela.

Jogos/brinquedos que atravessaram gerações.

A alguns anos atrás estávamos presos apenas a jogos importados ou então aos jogos/brinquedos que atravessaram décadas divertindo às famílias, mas não traziam nada de novo ou original para a mesa, mas com o boom dos jogos modernos no Brasil isso mudou, e hoje já podemos fazer uma semana inteira de publicações indicando jogos para vocês, é isso que faremos de hoje à sexta.

Vamos tentar cobrir as principais editoras do país e dar indicações de joguinhos que já jogamos ou já vimos para que vocês possam aumentar a coleção da mulecada.

Uma das editoras mais antigas em atividade por aqui, a Devir tem também um dos maiores catálogos voltados para a criançada de idades pequenas (como Fantasma Blitz e Escadas Assombradas) até para a mulecada mais velha, que já tem possibilidade de enfrentar regras mais elaboradas (para esses Ilha Proibida e Carcassonne são bons exemplos).

Com muitos jogos temáticos, a Devir ainda tem uma série de jogos abstratos muito bons que podem ser jogados com a turma toda. Jogos como Genial, Ubongo e Nmbr9 são sempre sucesso nas mesas por onde passam e são excelentes opções de jogos para família toda.

 Fila Filó : Excelente exemplo de ideia
inteligente e apelo visual

Além dos já citados, ficam as indicações de Fila Filó, Leo, Checkpoint Charlie, a série EXIT e A Lebre e a Tartaruga (primeiro jogo a receber o Spiel des Jahres).

A Meeple BR tem no seu catálogo jogos mais pesados, os euros clássicos, mas tem também alguns jogos família que trazem a galera mais novinha para a mesa.

Opções como Colt Express são tiros certeiros para chamara a atenção dos pequenos, pois tem um apelo visual absurdo e temas como o Dead Man Tell no Tales, com a facilidade de ser um jogo cooperativos, fazem com que o lúdico deles fique super ouriçado.

Mas da editora o que realmente chama mais atenção é o Pequeno Príncipe, em que rola interação em um jogo que além de trazer as crianças para a mesa, fazem com que você volte a ser criança.

Além dos citados, valem as indicaçõs do Vudu, Wrong Chemistry e Ninja Camp.

Pequeno Príncipe : Um jogo apaixonante!

Nenhum comentário: