quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Catan Junior


Chegando no Brasil pela Devir, Catan Junior é o primeiro contado da mulecada com o jogo responsável pelo ressurgimento dos jogos de tabuleiro com regras modernas e criando um novo boom que estamos vivendo desde então.

A grande diferença aqui é que o jogo tem regras super simplificadas para que os pequenos à partir dos 6 anos consigam entender os mecanismos básicos do Catan e comecem a ficar familiarizados com os jogos modernos.

No jogo temos um mapa pré-definido do arquipélago de Catan, os jogadores inicialmente colocam um forte e um dos seus barquinhos, diferente do jogo clássico, aqui temos um mercado com a oferta de cada um dos cinco recursos do jogo, além disso outra diferença é apenas rolamos um dado.

 O mapa é fixo, mas lembra bastante a ideia
do Catan clássico.

Ao rolar o dado os jogadores recolhem os recursos referentes ao seu forte que esteja na interseção daquele número sorteado, depois disso ele tem a opção de construir navios e fortes, além disso pode fazer trocas com o mercado.

Aqui temos a facilidade de podermos trocar no mercado comum produtos na relação de um pra um (uma vez por rodada), além disso podemos trocar dois produtos iguais por outro qualquer, mas não podemos fazer trocas com outros jogadores.

Além disso podemos pedir ajuda ao papagaio, comprando suas fichas, quem além de dar recursos tem um paralelo com a pontuação de maior exército/estrada, pois o jogador com mais fichas pode construir um dos seus fortes gratuitamente no covil do corvo.

Um mercadinho fixo ajuda na hora de conseguir o
recurso que falta para construir alguma coisa.

O corvo aqui funciona de forma semelhante ao ladrão, quando o número 6 sai no dado, o jogador da vez leva o corvo a algum território deixando aquele número fora das rolagens posteriores até que ele seja movido novamente, mas ao contrário do ladrão, o jogador da vez não rouba dos outros, pega dois recursos do banco referentes ao tipo de onde o corvo pousou.

O jogo termina imediatamente quando o primeiro jogador construir seus sétimo forte.

Catan Junior é muito fácil de explicar, tem uma produção muito lindinha e entrega bem a sensação do Catan clássico para os pequenos já irem se familiarizando e pegando aquele gostinho de jogos com algo à mais.

Não temos o ladrão, mas o corvo atrapalha os jogadores
aonde ele pousa.

https://www.acessoriosbg.com.br/

Nenhum comentário: