quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Ancient Terrible Things


Em Ancient Terrible Things, os jogadores fazem parte de uma expedição onde encontram as mais variadas formas de coisas aterrorizantes, e quanto mais você explora, mais aprende os Segredos Antigos, mas isso só vai te levar a loucura!

No jogo temos um tabuleiro central com 6 localidades onde encontraremos os rumores e lutaremos contra eles, além disso temos o espaço inicial do barco da expedição e o Posto Comercial, lugar para comprarmos cartinhas que nos ajudarão em nossa empreitada.

Basicamente vamos usar rolagem e combinação de dados para resolver as coisas em Ancient Terrible Things. Na sua vez o jogador escolhe uma das localidades, leva seu marcador até lá, ganha os tokens de bônus do segredo revelado e da localidade e então pega os cinco dados verdinhos para a sua jogada.

 As combinações servem para tentar resolver
as cartas de encontros.

A parada da rolagem de dados é muito semelhante ao esquema Yahtzee, mas aqui na hora da re-rolagem você terá que escolher entre gastar tokens de foco para separar só alguns dados, ou então rolar novamente todos os cinco.

Ao terminar a sua rolagem, verifica se atende ao que a carta pede, em caso positivo você ganha aquela carta que vai somar pontos de Segredos Antigos para você, caso contrário essa carta é descartada e você pega um dos marcadores de Coisa Terrível que vai te tirar pontos e também é um dos critérios de fim de jogo.

 Existem cartas que vão te ajudar na tarefa de
resolver os encontros.

Depois disso os dados que sobraram da sua conquista (ou da sua derrota) serão convertidos em tokens, segundo a carta de Cenário que for escolhida no início do jogo.

Além das rolagens e tokens, você tem ainda cartas de Conquista, que vão te ajudar e são descartadas assim que utilizadas e as cartas de Pilhagem, que você compra no Posto Comercial, que é para onde o seu marcador vai assim que passa a fase de rolagem você tenho ganhado ou perdido.

O jogo prossegue até que uma das condições para o término da partida seja alcançada, são elas acabarem os tokens de Coisa Terrível ou o deck das Cartas de Encontro tiver acabado.

Na sua ficha do personagem, você guarda os tokens
de ajuda, além dos marcadores de Coisa Terrível.

Os jogadores então contam seus pontos e quem tiver a maior quantidade é o vencedor, mas espere, na verdade ele é só um sobrevivente dessa insanidade toda, ganha o token do Diário da Expedição, mas será para sempre confinado num sanatório.

Ancient Terrible Things tem muitas semelhanças com o Elder Sign, mas as ilustrações ao estilo Contos da Cripta e as mecânicas mais simples e dinâmicas me fizeram gostar mais dele do que do outro jogo, então se você curte o tema e rolagem de dados, tem boas opções... Só não vá enlouquecer!!

O momento efêmero da vitória, uma vez que isso
é uma passagem sem volta para o manicômio.
 

Nenhum comentário: