quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dissecando o Masmorra : Dungeons of Arcadia


Quando foi anunciado em 2014 pelo trio Daniel Alves, Patrick Matheus e Eurico Cunha, o Masmorra de Dados tinha uma ideia super original que era a de um dungeon crawler que usava dadinhos para substituir tanto os monstros como os próprios personagens.

Além disso, a utilização dos dados como forma de definir as ações, foi feita de forma tão bacana que não foi surpresa o sucesso que ele alcançou chegando a atingir mais de 240 mil reais se tornando o maior financiamento de jogo de tabuleiro até então (e ainda um dos maiores no Brasil).

O jogo então acabou indo parar nas mãos da CMoN que levou ele ao mundo de Arcadia, substituiu os heróis por miniaturas mas manteve os monstrinhos como dados e além de um "tapa" no visual, apararam um monte de arestas (principalmente no manual) e transformaram ele num produto milionário, atingindo mais de 1 milhão de dólares no Kickstarter americano.

Os personagens do Masmorra de Dados,
ganharam sua versão em miniatura.

Pois bem, essa versão da CMoN é que chega agora no Brasil pela Conclave, trazendo de volta para as prateleiras um dos jogos nacionais mais bacanas de todos os tempos (falo com tranquilidade, Rogerinho!).

Falando um pouco das regras, no jogo somos aventureiros que exploram as masmorras de Arcadia atrás de fortuna e fama, para isso exploramos salas, pegamos tesouros, desarmamos armadilhas e claro, enfrentamos monstros.

Praticamente tudo é resolvido através da arrumação dos dados, que você rola no início do seu turno, podendo rolar novamente até duas vezes, e depois organiza os símbolos da melhor forma para resolver as pendengas que aparecem e uma vez que um aventureiro chegue ao nível 16, a rodada termina e quem tiver mais pontos de experiência é o vencedor.

Os monstros seguem "de dados", mas ganharam
upgrades visuais consideráveis.

O pessoal de desenvolvimento da CMoN (encabeçados pelo Guilherme Goulart e o Fel Barros) fez um trabalho muito bom na hora de arrumar algumas regras, tirando a eliminação de jogadores, colocando o token de "andada grátis" e o mais importante, fazendo o manual mais claro.

Além disso, agora temos um modo de jogo cooperativo muito legal onde todos avançam juntos até encontrarem o andar do terrível Lode Malaphyas, com decks especiais tanto para ações dos inimigos quanto tesouros únicos para essa forma de jogo.

Mas de todas as mudanças a única que dividiu opiniões, foi terem transformado os heróis de dados em miniaturas, pois embora elas sejam lindinhas demais e façam o link com a série de jogos do Arcadia Quest, essa mudança mata uma das coisas que fizeram do Masmorra de Dados um sucesso.


Apesar de uma primeira estranheza, o jogo está
 
bem melhor resolvido do que na primeira versão.

Embora eu seja um dos que torceu o nariz, depois de jogar essa nova versão, fica difícil pensar em jogar a anterior, tudo está tão mais bonito e melhor resolvido aqui que até a inclusão das miniaturas (que convenhamos, deixa o jogo mais bonito ainda) passa batido.

Outra coisa legal é que a Conclave conseguiu trazer além do jogo base, algumas unidades das caixinhas extras, que trazem novos personagens, novos inimigos e cards que fazem com que você possa usar os personagens de Arcadia Quest no Masmorra.

Como já devem ter notado, eu sou muito fã desse jogo, aqui em casa ele sempre fez sucesso na sua versão "de Dados" e agora voltou a ver mesa na versão da Conclave e acho que com isso ele dá uma renovada legal em um dos melhores jogos nacionais do mercado.

Quem era fã, não pode reclamar e quem não
conhecia ainda, vai curtir muito.
 

Nenhum comentário: