quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

TOP3 : Minhas Mecânicas Preferidas


A galera que está nesse hobby já se acostumou com alguns termos novos e pra você que talvez esteja chegando por agora, vou falar um pouco sobre o que seriam as mecânicas e apresentar o meu TOP3 com as minhas preferidas.

Mecânicas são basicamente a engrenagem do  jogo, é à partir delas que o autor vai definir o rumo que seu jogo vai tomar, e para os jogadores as mecânicas acabam ganhando um status super importante, pois quanto mais você conhece jogos novos, mais você vai se acostumando e curtindo algumas em especial.

Algumas mecânicas vem desde tempos primórdios como "rolar a andar" presente em jogos como Monopoly e a "gestão de mão" que estão presentes por exemplo no UNO, mas mesmo depois de décadas ainda é possível se imaginar coisas novas.

O meu TOP3 começa com uma mecânica que eu particularmente gosto muito, que é o Controle de Área.

Nele os jogadores vão colocando influência em determinados locais do jogo havendo uma disputa pelo controle onde em determinado ponto do jogo recebe-se pontos pela dominância e/ou presença naquele local.


Exemplos : El Grande / Ethnos / Mombasa

A mecânica mais nova a ter aparecido é a de Construção de Baralhos/Peças, criada em 2008 para o jogo Dominion logo virou um sucesso e começou a aparecer de várias formas nos anos seguintes.

Ele funciona com os jogadores tendo inicialmente algum conjunto de cartas/peças e durante a partida vão adicionando elementos à esse setup inicial para ajudar no desenvolvimento do seu jogo.


Exemplos : Clank! / Gnomopolis / Dominion

Uma mecânica recente é a de Alocação de Trabalhados, que apareceu já com o "boom" do jogos modernos em ascensão e hoje é xodó de muitos autores e também é uma das mecânicas preferidas de muitos jogadores (é a minha com certeza).

Nela você vai usar seus meeples/marcadores para ir em determinadas ações do jogo, e esses marcadores acabam por ser o seu delimitador de ações possíveis nas rodadas, então geralmente é uma parada tensa saber o momento certo de gastar esses marcadores.


Exemplos : Agricola / Tribune / Ganges

Esses são os meus três preferidos mas como eu disse lá no início são muitos outros para você ir descobrindo, aprendendo e se apaixonando, e quem sabe qual será a nova mecânica que está aí pra aparecer e deixar os jogos ainda mais bacanas?

Nenhum comentário: