quarta-feira, 5 de maio de 2021

TOP3 : H.P. LOVECRAFT

H.P. Lovecraft revolucionou a forma de se escrever contos de terror no início do século XX adicionando elementos de ficção e criando um universo de criaturas inomináveis que fizeram dele um dos grandes mestres do gênero.

O material dos seus trabalhos é um prato cheio para se criar excelentes obras como filmes, séries e nos jogos de tabuleiro não ficam devendo em nada tendo grandes exemplos que vão dos jogos mais simples com o tema colado "com cuspe" mas também épicos cuja a imersão são tão importantes quanto as mecânicas envolvidas.

O desespero da corrida contra o tempo em
Eldritch Horror. Foto BGG.

Hoje vamos elencar alguns exemplos de grandes jogos que trazem para as nossas mesas os mitos de Lovecraft e que levam seus fãs as beiras da loucura.

Eldritch Horror foi um dos primeiros jogos com a temática dos Mitos de Lovecraft que eu joguei, isso lá em 2016 e nele os investigadores viajam o mundo tentando fechar os portais que farão com que as dimensões colidam e o Ancião da vez desperte e chegue ao nosso mundo para destruí-lo.

Esse jogo é um dos mais clássicos com o tema e já tem um monte de expansões super bacanas que tornam a jogabilidade imensa e sempre trazendo algum elemento diferente ao jogo.

Se Eldritch foi um dos primeiros, Pandemic : Reino de Cthulhu foi o mais recente jogo que eu joguei com essa temática, e apesar do plot semelhante ao jogo anteriormente citado são duas experiências completamente diferentes e que valem muito a pena.

Reino de Cthulhu combina bem os Mitos de Lovecraft
com as mecânicas do Pandemic. Foto BGG.

Em Reino de Cthulhu também estamos na corrida contra o tempo para fechar os portais que trarão o terrível Cthulhu para o nosso mundo, mas além de nos preocuparmos com os portais ainda precisamos evitar a proliferação de adoradores e de shoggoths.

A implementação das mecânicas do Pandemic ao tema foi surpreendentemente boa, e pra mim que não sou tão fã do jogo base do qual foi adaptado, essa versão me fez curtir muito o jogo e veio direto para o TOP3 sobre o tema.

Mas nenhum deles conseguiu destronar um dos meus jogos preferidos de terror de todos os tempos, o grandioso Mansions of Madness em que à cada partida definimos um cenário e devemos investigar localidades para desvendar o mistério em questão.

O grande lance aqui é que tanto o aplicativo que auxilia no jogo, traz uma ambientação absurdamente imersiva, com textos complementares e musiquinhas que fazem com que você entre totalmente no mundo insano do H.P. Lovecraft.

Mansions of Madness é uma experiência
que todo fã de terror tinha que conhecer. Foto BGG.

Além disso o apelo visual dos componentes, tanto os cenários quanto as miniaturas, fazem do Mansions um jogo indispensável para quem gosta do gênero e principalmente para os fãs do autor.

Como "Menção Honrosa" eu cito o divertido Elder Sign, que apesar de ser o mais leve de todos os jogados e de ter o tema mais solto em relação ao outros jogos, tem seu valor e mesmo que seja um festival de rolagem de dados cumpre bem o papel de trazer para a mesa os Mitos de Lovecraft.

Mesmo sendo o mais simples entre todos
vale a menção ao divertido Elder Sign. Foto BGG.

2 comentários:

ADMRODOLFO disse...

Mas qual sua opinião sobre o Arkham Horror 3 edição

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

É um ótimo jogo, estou pra fazer uma resenha dele... O "problema" dele é ser muito burocrático, fosse um TOP5 ele entraria... :)