segunda-feira, 9 de maio de 2022

Praga Caput Regni


Em Praga Caput Regni somos ricos cidadãos empenhados em ajudar ao Rei Carlos nas diversas construções da cidade de Praga, quanto maior a sua contribuição, maiores são as chances de impressionar o Rei e assim ser o cidadão mais prestigiado.

Composto principalmente por um gigante tabuleiro que vai ao centro da mesa, lá vamos encontrar praticamente todos os desdobramentos das seis ações possíveis do jogo além do rondel de onde tiramos as peças de ação.

Além disso cada jogador tem o seu tabuleiro pessoal e um tabuleiro de ação que são onde marcamos a nossa produção, onde melhoramos as nossas ações e construiremos os muros que darão alguns benefícios durante a partida e pontos ao final do jogo.

O estiloso e inteligente rondel de ações do Praga.

Apesar de visualmente parecer assustador numa primeira impressão, as regras básicas do Praga são super simples, na sua rodada você escolhe no rondel uma das fichas de ação que tem dois ícones desenhados, realiza uma daquelas ações, ganha o benefício do espaço de onde você tirou a ficha e ao final do seu turno recoloca essa ficha no rondel girando ele.

As ações vão te dar a oportunidade de melhorar ou recolher recursos (pedras ou ouro), construir partes do seu muro e prédios na cidade, andar na ponte e comprar fichas para melhoras suas ações posteriores.

Mas vindo de uma escola de euros mais enxutos, o autor Vladmir Suchý (que também assina ótimos jogos como Shipyard e Cidades Submersas) entrega aqui um jogo onde você tem poucas ações disponíveis mas uma possibilidade gigante de formas de pontuar e vai sempre querer fazer mais do que pode e as vezes ter uma ação que você nem quer tanto naquela hora mas te dando recompensas boas o suficiente para fazer você pegá-la.

O tabuleiro pode visualmente assustar, mas ele não é difícil de entender.

O jogo segue rodada à rodada até que termina e são contados pontos baseados na construção dos muros, praças não fechadas, pontos da academia, seu posicionamento na muralha da fome e na catedral e quantidade de ovos não usados e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Aqui vale um adendo histórico divertido, um dos recursos do jogo são ovos pois existem relatos de que o Rei Carlos solicitou carroças e mais carroças de ovos para que fossem usados na argamassa da ponte que liga os dois lados do Rio Moldava.

Eu sou fã do autor, ainda não joguei nada dele que me desagradasse, aliás, não joguei nada dele que não tenha me surpreendido de alguma forma, e o Praga não fica fora dessa lista e no momento (ainda estamos em maio) é sério candidato a melhor jogo (jogado) em 2022.

O tabuleiro individual também tem seu charme (e suas engrenagens).
 

Nenhum comentário: