quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Anachrony


A Terra sofreu um grande cataclismo causado por um impacto que dizimou grande parte da sua população e deixou a superfície praticamente inabitável, séculos se passaram e quatro grandes ideologias agora dominam os povos e esses clãs descobriram no "ponto zero" do impacto uma nova substância, o neutrônio que trouxe a possibilidade de criar "buracos de minhoca" que nos levam de volta ao passado onde tivemos a visão de que um novo impacto está eminente.

Essa é a historinha por trás de Anachrony, um jogo lançado lá fora em 2017 e que chegou ao Brasil ano passado e eu finalmente consegui jogar e fiquei apaixonado.


No seu tabuleiro você vai construindo peças e colocando os exoesqueletos para carregar.

Cada jogador aqui seguira um dos Caminhos e de forma assimétrica teremos setups iniciais diferentes recebendo um tabuleiro individual, recursos, uma carta de líder e os exoesqueletos (cartonados no jogo base mas que tem lindas miniaturas que podem ser adquiridas separadamente).

O jogo tem ainda um tabuleiro central onde vamos com os exoesqueletos para realizar as mais diversas ações durante a partida que se desenvolve em rodadas que são como uma linha do tempo até o momento do novo impacto, aí então o jogo pode terminar nas rodadas subsequentes.

Cada rodada é dividia em 6 fases distintas : a fase de preparação, a fase paradoxo, a fase de recarga, a fase de distorção, a fase de ações e finalmente uma fase de limpeza para a próxima rodada.


Na superfície só podemos levar os trabalhadores com exoesqueletos.

As quatro primeiras são burocráticas mas ainda assim importantes, nelas vamos pegar recursos da linha do tempo (e pagar por isso no futuro), vamos definir quantos exoesqueletos vão para o tabuleiro principal entre outras coisas.

Mas o "core" do jogo fica mesmo na fase de ações onde temos espaços disponíveis para mandarmos os nossos trabalhadores para conseguirmos recursos (como água, titânio, ouro e o tão valioso neutrônio), contratamos novos trabalhadores, construimos peças que vão nos ajudar (e muito) a potencializar as ações do jogo e também realizarmos pesquisa.

A sacada aqui é que você só pode ir ao tabuleiro principal com o exoesqueleto, o que te limita um pouco as ações, mas conforme você vai construindo peças no seu tabuleiro pessoal, você vai abrindo novos espaços para ir com trabalhadores de forma direta, podendo esticar mais a sua rodada.


A linha do tempo marcam as rodadas até o novo impacto onde dívidas precisam ser pagas.

Uma vez que o novo impacto chegue o jogo tem uma guinada importante, primeiro porque os jogadores precisam fazer com sua população evacue a superfície, para isso precisa cumprir um monte de requisitos que no fim do jogo vão te dar muitos pontos, outra coisa é que as ações do tabuleiro principal ficam melhores mas só serão usadas uma vez, quando um exoesqueleto for nelas elas são destruídas e isso vai fazer com que haja uma contagem regressiva para o final do jogo.

Quando todas as ações do tabuleiro principal forem destruídas o jogo termina naquela rodada os jogadores terão chances de pagar pelos recursos tirados da linha do tempo (para não perderem pontos) e várias pontuações são checadas, como cartas de objetivos, pontos por construções entre outros para vermos quem tem a maior pontuação e ser declarado o vencedor.

Como disse lá em cima eu fiquei apaixonado pelo Anachrony, o jogo é muito bom, tem peso e tempo certos, boas decisões a serem tomadas o tempo todo e um timing de desespero bem interessante à partir do impacto, a diversão com o jogo base já seria suficiente mas as miniaturas dos exoesqueletos são um "must buy" para um jogo tão bacana que ainda veio com uma expansão, mas o papo dela é mais pra frente.


As construções potencializam suas ações e ainda são espaços para irmos fora da superfície.
 

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