quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Messina 1347


Em 1347 os portos de Messina receberam diversos galeões que traziam com eles além de suas cargas milhares de ratos que estavam infestados de pulgas que espalhariam a temida Peste Negra que dizimou praticamente metade da população da Europa.

Em Messina 1347 somos famílias de Nobres que recebemos os enfermos para recuperá-los e damos trabalho aqueles que estão sadios para juntos devolvermos esses cidadãos sadios às cidades para que possam ser novamente povoadas e ao final quem fizer mais por Messina é o vencedor.

No jogo teremos um tabuleiro central formado por tiles de vizinhanças que é por onde nossos tenentes irão tentando controlar a praga e para trazer os enfermos e contratar os cidadãos sadios para o trabalho.


A cidade tomada pela praga e os cidadãos precisando de ajuda.

Cada jogador recebe um tabuleiro pessoal onde colocaremos as pessoas doentes e sadias além de termos um controle do nosso inventário (que são trilhas que darão pontos ao final da partida).

O jogo dura exatamente 6 rodadas, ao início de cada uma delas temos a chegada do barco, da população e claro, dos malditos ratos, uma vez feita essa fase de manutenção os jogadores começam a se revezar em turnos de ações.

No seu turno você vai andar com um dos seus tenentes e ao parar em um dos hexágonos você precisa (nessa ordem) resgatar um cidadão (caso haja algum), lutar com alguma praga que esteja no tile e finalmente realizar a ação mostrada no tile.


Os cidadãos doentes, precisam ser tratados antes de ajudarem.

As ações são bem simples e intuitivas, vão se referir a ganhar marcadores (fogo, grana ou madeira), avançar nas trilhas de registro ou inventário, andar com seus supervisores dentro do seu tabuleiro pessoal, construir prédios que vão te dar income nas fases de manutenção, fazer upgrades nos cidadãos ou ignorar a ação mostrada para repovoar Messina (uma parada que dá muito ponto).

Como na grande maioria dos euros mais cascudos, você tem muita coisa pra fazer mas pouco tempo e poucas ações disponíveis, então conseguir aumentar a sua quantidade de tenentes, fazer com que as ações combinem umas com as outras (anda aqui pra ativar alguma coisa acolá) é muito importante para o seu jogo render.

O lance do controle de pragas é tenso, no início você consegue matar os ratos com um marcador de fogo só, mas conforme o jogo avança isso vai ficando mais difícil e você vai tomando mais marcadores de rato que serão descontados da sua pontuação ao final da partida.


Uma vez que estejam bem, ajudam aos nobres para depois repovoarem Messina.

Quando a sexta rodada termina os jogadores vão contar os pontos pelos avanços nas trilhas, pelas vizinhanças repovoadas, inventário, prédios e marcadores restantes, desconta os marcadores de ratos e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Messina 1347 é um excelente euro daqueles que levam algumas partidas para você pegar todas as manhas do jogo, tem umas sacadas muito boas como a dos cidadãos doentes e sadios e como isso afeta aos levarmos eles para nosso tabuleiro além de ser daqueles jogos que toda partida é diferente por conta da formação da cidade e de como vão entrando cidadãos e pragas.

Nenhum comentário: