segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Cooper Island


Cooper Island é um jogo onde os jogadores são exploradores e estão conhecendo e tirando proveito de uma grande ilha e suas penínsulas, mas com ações bem limitadas a sua tarefa não será das mais fáceis e ao final do jogo quem tiver a maior pontuação será o vencedor.

Inicialmente montamos a ilha baseado no número de jogadores, sempre teremos a ilha principal (que representam as ações principais do jogo) o que vai variar são as penínsulas, uma para cada jogador na mesa, além disso cada jogador recebe um tabuleiro individual muito importante com diversas informações que serão usadas durante a partida.

Cada jogador vai desenvolver a sua península construindo tiles de que darão recursos e também usará seus navios como marcador de pontos mas que ao passar por determinados espaços dará algum bônus ao jogador.


A ilha principal é onde os trabalhadores vão para realizar as ações do jogo.

Cooper Island é basicamente um jogo de alocação de trabalhadores, então em cada rodada teremos sempre uma fase de receita (importantíssima para termos moedas e recursos), logo depois a fase de ações onde mandaremos nossos trabalhadores para as ações da ilha e finalizando com a fase de limpeza.

Na fase de receita você sempre colocará um tile de terreno na sua península, mas como existem regras muito específicas de colocação o jogador precisa ficar ligado pra não se travar nessa colocação e ter o seu jogo comprometido.


Você precisa ir desenvolvendo sua península.

Os jogadores começam com dois trabalhadores disponíveis mas conforme o jogo avança novos trabalhadores chegarão a sua península, alguns com condições melhores de trabalho (que dão acesso a ações restritas na ilha).

As ações são as mais diversas possíveis entre desenvolver sua península, andar com seus navios, ganhar recursos, construir prédios, transformar ruínas em monumentos além das ações livres de mercado.

Isso é bom e ruim ao mesmo tempo pois você começa com poucos trabalhadores e muitas ações, então você acaba querendo (e precisando) fazer muitas coisas e não tem como, só conforme o jogo vai se desenvolvendo é que você fica um pouco mais folgado mas aí o jogo já está terminando, bem típico daqueles euros de "cobertor curto".


Cada jogador tem em seu tabuleiro individual uma série de informações importantes.

O jogo dura exatamente cinco rodadas, na fase de limpeza da quinta rodada o jogo termina verificam-se os pontos de diversas áreas (como posição dos navios, cartas de objetivo, recursos não utilizados) e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.

Cooper Island é um "eurozão" daqueles que te faz queimar neurônios, tem umas sacadas muito boas como os tiles de recurso que vão sendo colocados uns em cima dos outros para darem mais recursos e deixa visualmente o jogo muito bonito, mas tem uma curva de aprendizado boa, na primeira partida você vai ficar meio querendo fazer tudo e acabar não fazendo muito, mas é um jogo que você com certeza vai querer aprender a jogar bem.


Se você mandar bem, no final terá uma península lindona (e muitos pontos).
 

Nenhum comentário: