segunda-feira, 17 de abril de 2023

O Cerco de Runedar


No Cerco de Runedar um grupo de anões precisa trabalhar em conjunto para conseguir construir um túnel que os faça escapar com seu ouro da invasão de orcs, goblins e trolls.

Num tabuleiro que faz parte da caixa do jogo nós temos três áreas de oficinas (de onde tiraremos recursos importantes), a entrada do túnel, a câmara central onde fica o ouro, as muralhas e as torres, temos também um tabuleiro à parte onde ficam dispostas as cartas de upgrade.

Cerco de Runedar trabalha com cartas para realizarmos as ações, cada jogador tem um deck de 12 cartas que são inicialmente embaralhadas, colocamos duas cartas à parte (por enquanto) e pegamos 5 para o nosso turno.


TIREM A MÃO DO MEU TESOURO!

Dessas 12 cartas sempre teremos 2 que vão acionar a entrada de orcs no jogo e mesmo com o upgrade do seu baralho você nunca vai se livrar dessas cartas que podem definir o seu destino no jogo uma vez que quando o baralho de orcs acaba os jogadores perdem.

Então na rodada você usa as cinco cartas da mão para conseguir recursos que são utilizados na compra de cartas mais poderosas, para se mover pela fortaleza, para atacar os invasores e para escavar o túnel.

Você começa com valores bem fracos no deck inicial, então a parte de upgrade é super importante para que a tarefa de fugir da fortaleza se torne um pouco mais fácil.


Cartas mais fortes vão entrando no seu deck.

Mas estamos falando de uma invasão, então estar preparado para "descer o sarrafo" nos invasores também é essencial, aqui vale já dizer que como esse é um jogo cooperativo, numa mesa com vários jogadores vale à pena escolher um para ser o "pancador".

O lance é que o combate é baseado apenas em rolagem de dados, então é super dependente de sorte, pode acontecer de você rolar o máximo de dados (que são 5) e não conseguir matar seu inimigo, então se você tem problemas com jogos de muita sorte, esse não é pra você.

Os jogadores só tem uma forma de ganhar a partida, cavucando o túnel, e eles fazem isso com a ação de escavação onde são tiradas pedras, mas conforme eles vão entrando pela montanha alguns goblins aparecem para atrapalhar então além das pedras do caminho temos essas criaturas indesejáveis.


Trolls, orcs e goblins vão tentar te impedir de cavar o túnel.

Se os jogadores conseguirem retiram o último pedregulhão e se livrar dos goblins do caminho eles vencem, mas para perder a coisa é mais fácil, se o deck de orcs acabar, se os orcs roubarem todo nosso ouro ou abrir a última carta de cerco ou de catapulta.

O Cerco de Runedar é um jogo divertidinho e acredito que funcione bem com iniciantes no hobby, mesas de evento e luderias e para jogador em família, ele tem muita sorte envolvida e isso pode incomodar, mas se você for pra mesa já sabendo disso e não se importar pode se divertir bem com ele.


Chega uma hora que a situação fica bem tensa!
 

Nenhum comentário: