quarta-feira, 5 de abril de 2023

RIP Klaus Teuber


Ontem ficamos todos da comunidade dos jogos de tabuleiro muito tristes ao sabermos do falecimento, no dia 1º de abril, de um dos grandes designers de jogos modernos o senhor Klaus Teuber que dentre vários jogos premiados foi responsável por trazer ao mundo os Colonizadores de Catan.

Nascido em 1952 na Alemanha ele criou seu primeiro jogo em 1988, o Barbarossa, ganhando o primeiro dos seus quatro Spiel des Jahres mas foi em 1995 que ele escreveria seu nome para sempre no mundo dos jogos ao lançar a primeira edição dos Colonizadores de Catan.

Considerado por muitos como o jogo que mudou totalmente a visão sobre os jogos de tabuleiro ele tem pra mim um significado gigantesco pois ao saber da existência de um jogo onde colonizaríamos uma ilha coletando recursos que poderia ser trocados entre os jogadores onde o tabuleiro pode ser diferente a cada partida entre outros elementos que jamais havíamos visto nos jogos, fui praticamente obrigado a ter uma versão dele para entender essa mágica.


Meu primeiro Catan, feito em casa e guardado com carinho até hoje.

Minha primeira "cópia" do Catan é basicamente um exercício de recorte e colagem feito lá em 2002 catando elementos dentro do Board Game Geek e ao ser guardado numa caixa de sapatos acabou sendo "carinhosamente" apelidado pelos amigos de Sapateiros de Catan.

Essa cópia deve ter visto fácil mais de 100 partidas, numa época em que eu nem tinha ideia de outros jogadores pelo Brasil, foi inclusive através de um site de Catan online que eu conheci um pessoal de Portugal que me indicou o grupo do Yahoo que me fez conhecer a "turma do Camilo" em 2004 e por conta desse contato que eu fui me apaixonando pelo hobby e acabei criando esse blog em há 15 anos atrás.


Sim, eu sou fã da franquia mais do que qualquer outra.

Aliás, graças ao Catan e ter entrado no mundo dos tabuleiros que eu acabei por conhecer pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida não só pelos jogos mas também são amigos de chopp, de bate-papo, de conversas e zoações, pessoas de áreas e hábitos tão diferentes que talvez eu nunca esbarrasse não fossem os jogos de tabuleiro.

É curioso você ficar realmente triste pela passagem de uma pessoa que você nunca teve a oportunidade de conhecer, mas nesse caso os jogos do Sr. Teuber estiveram por tantos e tantos anos na minha vida que a figura simpática daquele senhorzinho com seu inconfundível bigode acaba fazendo com que ele faça parte da sua história.

Fica aqui então essa singela homenagem ao sr. Klaus Teuber e ao seu trabalho que será eterno como grandes obras de arte ou peças de música, pois aonde estiver alguém tentando trocar uma ovelha por barro pelas mesas do mundo ele estará presente plantando a sementinha de redescobrir o prazer dos jogos de tabuleiro.


Obrigado por tudo! RIP

Outros jogos que merecem destaque :
Domaine
, Starferers of Catan, Elasund, Drunter und Drüber, Barbarossa, Rivals of Catan

Um comentário:

Rafael Luna disse...

Senti uma tristeza profunda no dia, como se tivesse perdido alguém da minha família, de tanto que sou fã de Catan.