E fechando a semana especial das editoras que nos deram moral durante o Divesão Offline vamos falar da Copag, a "gigante dos baralhos" é mundialmente conhecia pela qualidade das suas cartas sendo utilizadas em cassinos do mundo todo e também é a empresa responsável pelo TCG do Pokémon no Brasil mas e seu lugar dentro do crescente mercado de jogos de tabuleiro no Brasil?
Chegando com um dos três maiores estandes da feira a Copag apostou em muitas mesas em um ambiente totalmente voltado para famílias com jogos de entrada, instrutores super simpáticos e prestativos e claro muita diversão e risadas.
O carro chefe da editora não poderia faltar, então tínhamos as tiaras do Pikachu e da Eve que acabaram ecoando por toda a feira na cabeças das crianças.
Mas o grande lance da Copag agora é tentar identificar o seu nicho dentro desse novo mercado crescente, e todos os jogos apresentados apontam para a direção dos jogos familiares de custo baixo e boa qualidade brigando ali no espaço que a Grow e a Estrela tinham no passado e hoje parece terem abandonado (tanto que não vimos nenhuma das duas no Diversão Offline).
Tivemos a oportunidade de jogar o SciTruco, um jogo de trivia assinado pelo pessoal do Manual do Mundo e que tem uma pegada diferente dos clássicos com todo mundo apostando nas respostas e ainda com a adição da "batata quente" (quem acompanha o programa sabe como funciona) que é muito maneiro.
Outro que fez sucesso nas mesas foi o Dig In! que você precisa encontrar figuras para completar sua cartela mas precisa ser rápido na fase em que joga sozinho e ágil quando está disputando com outras mãos pelas pecinhas.
Mas pra mim o grande destaque vem de um jogo de 1982 e que usa baralhos comuns para funcionar, chama-se Sequence e é tipo um "lig 5" de cartas onde você precisa baixar cartas num tabuleiro centra para formar sua sequência antes dos adversários, esse vai receber uma resenha mais completinha em breve, mas vale dizer que jogamos umas 5 partidas durante a feira.
Vale lembrar também que a editora estava apresentando seu curso de Como Publicar O Seu Jogo, uma iniciativa da Copag e que conta com o grande amigo Vicente Mastrocola (o Vince Vader) com coordenador passando um pouco da sua experiência de mais de 20 anos em design de jogos (clique aqui e saiba mais).
E foi isso, a Copag apostou suas fichas em cativar a família e pelo movimento do estande (que tinha gente jogando no chão!) a aposta deu super certo e esperamos que a editora invista cada vez mais em bons jogos, qualidade de componentes eles são capazes de entregar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário