Antes de falarmos sobre o jogo vale dar uma contextualizada em como chegamos ao Hierarquia : Egito, projeto do Ricardo Mesquita e que está em fase de "protótipo arrumadinho" já se encaminhando para em breve tentar a sorte no mercado.
Quando começamos os projetos de ações dentro do Diversão Offline, o Ricardo foi o primeiro cara a comprar nossa ideia, ele contratou a mim, ao After Match e as meninas do Rainbow Meeple para ficarmos no estande deles apresentando, jogando e trocando ideia sobre o Hierarquia.
Mas o que seria o jogo? Quando vimos na Ludopedia um jogo de 5 a 10 pessoas, sem nenhuma imagem ou informação confesso que fiquei assustado, mas já no espírito "push your luck" embarcamos nessa e fomos positivamente surpreendidos por um jogo bem bacana.
Hierarquia : Egito é um jogo de vaza que tem 5 rodadas onde os jogadores precisam, depois de olhar as 3 cartas da mão, apostar em quantas vazas ganharão em cada rodada, caso você acerte a aposta ganha pontos de sarcófago, caso erre a quantidade de sarcófagos apostados vai para a pirâmide.
As cartas representam personagens do antigo Egito e vão do número 1 o povo até o número 15 representado pelo Faraó e o jogo seria uma vaza basicona assim caso o Ricardo não tivesse a grande sacada de colocar as pragas bíblicas como eventos que entram no jogo e mudam a cara da rodada.
Por exemplo quando aparece a Chuva de Pedras os personagens das cartas que estão em terreno aberto são descartadas antes de começarem as vazas ou a Infestação de Piolhos que mostra aos adversários as cartas com personagens careca.
Essa sacada faz com que o jogo tenha pelo menos duas rodadas quebrando a regra básica e dando uma mexida bastante legal às partidas dando também rejogabilidade já que são 10 cartas e normalmente apenas duas vão entrar.
Quando alguém perde todos os seus sarcófagos ele sai do jogo, mas para consertar isso (que geralmente é uma reclamação em jogos) o autor coloca a ficha da múmia e o jogador pode retornar pra rodada em que ele puxar essa ficha e quem sabe até conseguir ganhar a partida.
Ao final da quinta rodada os jogadores contam seus sarcófagos e quem conseguiu a maior quantidade é o vencedor.
Uma coisa muito legal no Hierarquia foi toda a pesquisa sobre o tema e o período histórico, inclusive a caixa do protótipo acompanha um livreto feito pelo professor Bruno Varcaro trazendo textos sobre cada um dos personagens que aparece no jogo.
O jogo está bem adiantado em matéria de regras e funciona super bem com as quantidades sugeridas (acho que rodaria até com 3 ou 4 jogadores), o Ricardo escutou bem as sugestões que foram dadas, acho que agora é dar uma ajustada em alguns detalhes e em breve o jogo já pode ir pro mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário